Rei Pelé: nascido e eternizado em Santo André

Terra em que Rei Pelé marcou seu primeiro gol como profissional, Santo André recebe estátua em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Data: 04/04/2024 13:04
  • Alterado: 22/04/2024 14:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
Rei Pelé: nascido e eternizado em Santo André

Estátua do Rei Pelé inaugurada no Parque Ipiranguinha em Santo André

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

É de conhecimento geral que em 23 de outubro de 1940 nascia, em Três Corações, Minais Gerais, aquele que se tornaria o maior indivíduo a calçar um par de chuteiras — Edson Arantes do Nascimento —, o Rei Pelé. Mas não há erro nesta manchete: no futebol profissional, Pelé surgiu ao mundo nos gramados de Santo André.

Ídolos do Santos, Pepe e Manoel Maria, ao lado do prefeito Paulo Serra na entrega da estátua do Rei Pelé
Ídolos do Santos, Pepe e Manoel Maria, ao lado do prefeito Paulo Serra na entrega da estátua do Rei Pelé (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Em 7 de setembro de 1956, foi no campo do Corinthians de Santo André onde o Rei marcou seu primeiro gol profissionalmente, já vestindo a camisa do Santos Futebol Clube. O pontapé inicial de sua trajetória de mais de mil tentos foi eternizado nesta quinta-feita em frente ao local do feito: o Parque Antônio Fláquer, o Ipiranguinha, recebeu uma estátua em homenagem a este ídolo mundial do esporte. A cerimônia de inauguração do monumento contou com a presença do prefeito de Santo André, Paulo Serra, da primeira-dama e deputada estadual, Ana Carolina Serra, outras autoridades municipais e também autoridades da bola: os jogadores Pepe e Manoel Maria, companheiros do Rei no Santos.

Pelé em Santo André

Há quem ouça com desconfiança o relato sobre o primeiro gol profissional de Pelé ter sido em Santo André. O fato demorou até mesmo para ser oficialmente reconhecido — o craque, afinal, apareceu na súmula da partida com outro nome: Gasolina.

Aos 15 anos de idade, a velocidade de Edson rendeu a ele este apelido dado pelos colegas no alvinegro praiano. Mas registros fotográficos, testemunhas e os próprios jogadores não deixam dúvidas: Pelé marcou seu primeiro gol aos 36 minutos do segundo tempo em solo andreense. O Rei ainda conseguiu aproveitar o restante do jogo para anotar mais um — a partida acabou em 7 a 1 para os visitantes santistas.

Estátua do Rei Pelé fica em frente ao local onde a lenda do futebol marcou seu primeiro gol como profissional
Estátua do Rei Pelé fica em frente ao local onde a lenda do futebol marcou seu primeiro gol como profissional (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Paulo Serra destacou a relevância deste marco histórico e a importância da homenagem feita pela cidade à lenda do futebol. “Pode parecer supérfluo pensando que a população precise de saúde, educação e segurança, e a gente tem investido muito nisso,” comenta o prefeito. “Mas isto é uma justa homenagem àquele que é o maior atleta de todos os tempos — o Pelé não é só rei do futebol, ele é o único atleta que parou uma guerra.”

José Macia, o lendário Pepe, ponta esquerda que fez história ao lado de Pelé no Peixe e na Seleção Brasileira, também deixou suas palavras de homenagem. “Até Pep Guardiola, hoje considerado o maior técnico de futebol do mundo pergunta se ‘este Pelé era tudo isso que vocês falam?’,” conta o ex-jogador. “E eu digo: é tudo isso e mais um pouco!”

Santo André na história do futebol

Secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli lembrou que o município protagonizou mais um momento importante na história desportiva. “Uma cidade estritamente ligado a área industrial, Santo André teve, em pelo menos dois momentos, seu nome na história do futebol nacional e internacional,” declarou.

Além de ser o local dos gols do início da carreira de Pelé, o território andreense abriga aquele que é considerado o primeiro campo de futebol com medidas oficiais no Brasil.

Eloy Ferreira, presidente da incorporadora America Realty, que doou a estátua, assina termo na inauguração do monumento
Eloy Ferreira, presidente da incorporadora America Realty, que doou a estátua, assina termo na inauguração do monumento (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Charles Miller, um dois pioneiros do esporte mais popular do Brasil, era telégrafo da ferrovia que passa por Santo André e trabalhava em Paranapiacaba. Foi ele que trouxe à vila, em 1894, o palco da aurora futebolística nacional: o campo do Clube União Lyra Serrano (na época, Serrano Athletic Club).

Com o campo reinaugurado em julho do ano passado e a entrega da estátua de Pelé hoje no Ipiranguinha, Santo André faz jus ao seu passado como um berço do único futebol pentacampeão do mundo.

Compartilhar:

  • Data: 04/04/2024 01:04
  • Alterado:22/04/2024 14:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados