Refugiados lançam, em live, livro digital sobre suas histórias, memórias e culturas

Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, Narrativas: Exílios e Encontros foi escrito por cinco refugiados, a partir da iniciativa da jornalista Alessandra Cursino e Bruna Pupatto Ruano

  • Data: 03/02/2022 11:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rumos Itaú Cultural
Refugiados lançam

Narrativas: Exílios e Encontros

Crédito:Divulgação

Você está em:

No dia 5 de fevereiro (sábado), às 14h, no canal do Youtube https://youtu.be/-FWQL9QeRBs, acontece a live de lançamento do livro digital Narrativas: Exílios e Encontros, com Carla Alessandra Cursino e Bruna Pupatto Ruano, idealizadoras desse projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020. A obra, autobiográfica e plurilíngue, foi escrita por cinco refugiados residentes em Curitiba (PR) e região: Gloire Nkialulendo, da República Democrática do Congo, Myria Tokmaji, da Síria, Russel Cerilia, do Haiti, e Maiker Gutierrez e Ninoska Pottella, ambos da Venezuela. Os autores também participam do bate-papo, onde compartilham histórias de vida e seus processos migratórios. A publicação estará disponível no site: www.projetonarrativas.com.br.  

Carla Alessandra Cursino, professora de português para migrantes e refugiados desde 2014 em projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná, conta que sempre se incomodou pelo fato dos refugiados serem tratados, de um modo em geral, como uma massa homogênea de vulneráveis. “São características que reforçam preconceitos e comportamentos xenófobos e, consequentemente, provocam a desvalorização do que essas pessoas trazem em sua bagagem e, em alguma medida, sua individualidade e desumanização”, explica. 

Esse sentimento foi o ponto de partida para Narrativas: Exílios e Encontros, que tem como objetivo proporcionar uma nova experiência de refúgio a indivíduos que se viram obrigados a abandonar seu idioma, morada, seu país em busca de uma possibilidade de vida. O verso do poeta sírio Adonis, que diz “Tudo o que não escrevi, esqueci e é isso agora que me escreve”, também serviu de inspiração para a criação do projeto, que convidou os autores para, desta vez, migrarem para dentro de si, encontrando refúgio em suas memórias, trajetórias e identidades. 

Residências artísticas – preparação para a escrita

Como nenhum dos cinco participantes é escritor profissional, em um primeiro momento, Carla Alessandra Cursino e Bruna Pupatto Ruano, a primeira Mestre e a segunda Doutora em Estudos Linguísticos, organizaram em quatro encontros on-line, uma residência artística conduzida pelo ator e músico Conde Baltazar e pela psicóloga Elaine Schimitt.  

Nos encontros, foram trabalhadas quatro temáticas: Descobrindo a criança: reviver a infância, Quem eu fui e quem eu sou: pensar sobre acontecimentos que marcaram seu processo de formação pessoal, Atravessar as fronteiras e ver o Brasil: rememorar a migração e a chegada ao Brasil e Vislumbrar o porvir: projeções para o futuro.  

Depois de refletirem sobre os assuntos propostos, iniciou-se a oficina de escrita criativa comandada por Carla e Bruna. Nessa fase, elas se reuniram com cada autor individualmente, para pensarem os processos de escrita. “Deixamos todos muito livres para escreverem o que quisessem, a partir das emoções e memórias surgidas na residência, no gênero textual e no idioma que preferissem”, conta Carla. “Além disso, os autores gravaram em estúdio alguns textos que ilustram suas memórias. Têm, por exemplo, cantigas de infância, rezas, poemas e canções autorais.” 

Como resultado de todo esse processo, surgiu Narrativas: Exílios e Encontros,  um livro criado por muitas mãos e corações, plurilíngue – escrito em português, crioulo haitiano, francês, lingala, árabe e espanhol –, composto por diversos gêneros literários, como crônicas, poemas, cartas, entrevistas, e multimodal, com texto escrito, texto oral e fotos.  

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2019-2020

Live de lançamento do livro Narrativas: Exílios e Encontros

Dia 5 de fevereiro (sábado), às 14h

Em: https://youtu.be/-FWQL9QeRBs 

Livro disponível em: www.projetonarrativas.com.br

Compartilhar:

  • Data: 03/02/2022 11:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rumos Itaú Cultural









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados