Ribeirão Pires Saúde

Rede municipal de Ribeirão Pires inicia realização de tomografias

A partir desta semana, pacientes da cidade contam com exames de emergência e ambulatoriais. Prefeitura regularizou instalação do equipamento e irá zerar fila de espera até o próximo ano.

  • Data: 22/11/2017 17:11
  • Alterado: 22/11/2017 17:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Rede municipal de Ribeirão Pires inicia realização de tomografias

Crédito:

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inicia nesta quarta-feira, dia 22, a realização de tomografias na rede municipal de saúde. Os exames serão feitos em equipamento próprio, instalado no Hospital e Maternidade São Lucas (região central da cidade). O prefeito Adler Teixeira, Kiko, visitou as instalações do tomógrafo, que foi regularizado neste ano e funcionará na rede por meio de parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde.

A Prefeitura registra, desde 2015, 1700 pedidos de tomografia que aguardam agendamento em fila de espera. Nos últimos anos, a rede encaminhava pacientes que precisavam realizar o exame para hospital de referência em Mauá. Eram ofertadas, mensalmente, 10 vagas. Com o início da operação do tomógrafo de Ribeirão Pires, além do atendimento de 100% da demanda de emergência, serão realizados, em média, 30 exames ambulatoriais por dia, zerando a fila de espera e atendendo os novos pedidos feitos pela rede.

 “Estamos iniciando a realização dos exames, justificando a aquisição de um aparelho caro, de alta complexidade, e que, por falta de planejamento, ficou parado nos últimos anos. Agora, depois de realizar as adequações necessárias e com o aval técnico e de segurança da fabricante do equipamento, estamos disponibilizando o exame aos pacientes da rede municipal, com muito mais qualidade no serviço prestado aos pacientes”, declarou o prefeito.

O tomógrafo foi adquirido em abril de 2014, com investimento de R$ 661 mil, além de R$ 55,3 mil usados para adequações em sala da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia, onde o aparelho foi indevidamente instalado. Por ser classificado como equipamento de alta complexidade, tomógrafos devem ser instalados em Centros de Diagnóstico ou hospitais.

 “Por essa razão, a Prefeitura transferiu, em junho deste ano, o equipamento da UPA para o Hospital e Maternidade São Lucas, para que esteja dentro das diretrizes que regulam os serviços de saúde. Com isso, a rede municipal de saúde garante recursos do Governo Federal para custear todas as tomografias feitas na unidade”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.  

Profissionais do Grupo São Cristóvão de Saúde estão supervisionando as equipes da rede municipal que irão operar o tomógrafo. A supervisão faz parte do processo de qualificação dos profissionais da Prefeitura. Ao São Cristóvão caberá a emissão de laudos dos exames.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:



  • Data: 22/11/2017 05:11
  • Alterado: 22/11/2017 05:11
  • Redação
  • PMETRP







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados