Rede Mulheres em Ação incentiva empreendedorismo feminino em São Bernardo
Iniciativa celebra cinco anos de implantação de unidade do programa Sebrae Aqui no prédio da Prefeitura
- Data: 17/12/2021 20:12
- Alterado: 17/12/2021 20:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Omar Matsumoto / PMSBC
Diante das ações para celebrar o período de cinco anos de instalação do programa Sebrae Aqui no prédio do Executivo, a Prefeitura de São Bernardo efetivou atividade na manhã desta sexta-feira (17) voltada ao empreendedorismo feminino. A iniciativa denominada Rede Mulheres em Ação, promovida no auditório da Sala do Empreendedor, teve como foco incentivar processo de empoderamento das mulheres no ramo dos negócios.
Mais de 25 mulheres participaram do primeiro encontro, entre profissionais de organização de eventos, estética, confeitaria e costura sustentável. Encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o evento foi voltado ao associativismo, sob a ótica de se fazer atuação com interesse comum, mesmo que em atividades diferentes. Associações caracterizam-se pelo grupo de pessoas para realização de discussão coletiva, modelo de colaboração entre empresas, por exemplo, que têm objetivos semelhantes.
“A ideia é que esse encontro seja o pontapé para a implantação de associação de mulheres empreendedoras em São Bernardo. Fomentar que haja integração deste movimento na cidade. Algumas mulheres já estão com projetos incubados no Ceitec (Centro de Inovação Tecnológica). Nossa projeção é que em 2022 se crie uma frente de forma muito séria, gerando novas oportunidades de trabalho e renda, uma ajudando a outra”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, ao citar que associação similar em São Paulo possui 1,3 milhão de mulheres inscritas.
A temática do associativismo norteou a palestra da advogada Cintia Bertão, consultora jurídica do Escritório Regional Grande ABC do Sebrae. “A associação ajuda no sentido de desenhar plano ideal ao coletivo, a partir da criação também de um estatuto, que deve ser seguido por todos, inclusive pelas lideranças que estejam eleitas como representantes. Porque não tem dono e todo o recurso precisa voltar para os associados.”
Especialista em chocolates gourmet, Cristiane Galvão, de 50 anos, relatou que concluiu cursos de organização de eventos e Excel, vinculados ao Programa Emprega São Bernardo, e que se surpreendeu com a abrangência das aulas, o que rendeu interesse em aprofundar conhecimento em empreendedorismo. “Aprendi legislação, conceito de empreendedorismo, o que me abriu horizontes. A partir disso, tenho conversado para fazer algo mais engajado, conhecer sobre associativismo, até para prosperar da melhor forma. Estou dando o primeiro passo. Acredito na força do coletivo”.