Rede de cinema sofre ataque cibernético

Especialista em segurança cibernética aponta necessidade de implementar sistemas de segurança robustos em era digital em que empresas estão cada vez mais sujeita a crimes

  • Data: 27/11/2023 14:11
  • Alterado: 08/12/2023 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Rede de cinema sofre ataque cibernético

Rede de cinema sofre ataque cibernético

Crédito:Reprodução

Você está em:

Uma rede de cinemas informou ter sofrido um ataque cibernético que vazou dados de clientes cadastrados no aplicativo móvel da empresa. Após a publicização do caso, o IBRASPD (Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados) confirmou o incidente em uma publicação da entidade no LinkedIn.

Segundo o que foi apurado pelos portais, suspeitou-se de um ataque cibernético após queixas de clientes relatando problemas para acessar as “contas fidelidade”. A rede, no entanto, afirma ter resolvido o problema de segurança rapidamente.

O comunicado oficial da empresa, enviado aos portais Tecnoblog e Security Report, e confirmado pelo IBRASPD, diz: “ A Rede resolveu rapidamente a questão, já comunicou a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e está em processo de comunicação aos titulares afetados, não vislumbrando qualquer impacto relevante decorrente desse evento.”

Para Luiz Madeira, CEO da GWCloud, empresa de Tecnologia da Informação, “a crescente incidência de ataques cibernéticos, como a invasão de contas de clientes em empresas, é motivo de grande preocupação”. O especialista explica que a atual era digitalizada acaba por ser um “terreno fértil” para cibercriminosos, enfatizando a necessidade de as empresas reforçarem as estratégias de segurança.

Defesa com múltiplas camadas para proteção ampla

“A segurança distribuída é um conceito em segurança cibernética que pode ser eficaz na prevenção de ataques como os que afetaram a rede de cinema”, sugere o especialista. “Essa abordagem envolve a dispersão e a descentralização das medidas de defesa ao longo de toda a rede e sistemas, com múltiplas camadas e pontos de controle, dificultando um ataque que comprometa todo o sistema”, explica.

Além de implementar sistemas de segurança distribuída robustos, é recomendado que as empresas invistam na conscientização e no treinamento em segurança cibernética de seus funcionários. “Também é importante que as organizações realizem auditorias de segurança regulares e atualizem suas práticas e protocolos de segurança de acordo com as últimas tendências e ameaças. A colaboração entre empresas, especialistas em segurança cibernética e autoridades governamentais é outra chave para criar um ecossistema digital mais seguro para todos”, finaliza Madeira.

Compartilhar:

  • Data: 27/11/2023 02:11
  • Alterado:08/12/2023 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados