Rede Cultural Beija-Flor leva espetáculo de danças afro para Noruega_x000D_ _x000D_

Grupo formado na ONG se apresentará em evento da ONU e fará oficinas de samba e percussão

  • Data: 13/10/2022 14:10
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rede Cultural Beija-Flor
Rede Cultural Beija-Flor leva espetáculo de danças afro para Noruega_x000D_
_x000D_

RCBF

Crédito:Edu Guimarães/RCBF

Você está em:

Estudar, preservar e divulgar a cultura são meios de reafirmar a identidade de um povo. Neste ano em que é celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil, a Rede Cultural Beija-Flor – RCBF, sediada em Diadema, leva para a Noruega um pouco da cultura brasileira e suas origens africanas com o espetáculo “Natureza Viva”.

A obra apresenta, através da música percussiva e da dança, a Natureza como entidade viva e deslumbrante, porém assustada com os perigos da destruição causada pelo desmatamento e pelas queimadas. Nessa luta pela autopreservação, a Natureza busca forças e proteção nos ritmos ancestrais de origem africana que são parte fundamental da identidade cultural brasileira.

A equipe que fará a viagem para a Europa conta com três artistas com formação nas oficinas oferecidas na Rede Cultural Beija-Flor e que também atuam como arte educadores: o diretor artístico e coreógrafo Louis Handberg, 29 anos, o diretor musical e percussionista Davi Anderson Silva, 42, e a dançarina Sabrina Ribeiro Bezerra, 23, ou Bgirl Ribez, como se apresenta artisticamente.

Batizado como Grupo Cultural Beija-Flor, o trio mostra no país europeu um recorte da ampla variedade de manifestações culturais do Brasil, especificamente a percussão, o samba e as danças afro, heranças da diáspora africana forçada pelo período de escravidão.

A viagem tem início nesta sexta-feira (14) e a agenda inclui oficinas de percussão e dança para crianças, jovens e idosos em escolas, empresas e entidades norueguesas. Além disso, o grupo fará duas apresentações especiais. O primeiro show, no dia 29, faz parte da programação de evento anual organizado pela ONU na cidade de Bergen e que reúne diversas Organizações Não Governamentais da Noruega. O segundo, no dia 1º de novembro, será na Câmara de Comércio Brasil-Noruega, em Oslo, em celebração pelo Bicentenário da Independência do Brasil. 

Essa série de apresentações do Grupo Cultural Beija-Flor na Noruega conta com a parceria da fundação Children At Risk Foundation – CARF, sediada em Bergen.

A Rede Cultural Beija-Flor é uma ONG que atua na região há quase 30 anos, beneficiando diretamente cerca de 30 mil crianças e jovens e quase 150 mil beneficiados indiretos. Entre as ações estão oficinas e cursos na área cultural, educacional e de empreendedorismo. Atualmente a instituição conta com três unidades nos bairros Eldorado e Sítio Joaninha, em Diadema.

Compartilhar:

  • Data: 13/10/2022 02:10
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rede Cultural Beija-Flor




Tempo em Diadema para amanhã
22/03


Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol com algumas nuvens.

Noite

Noite com algumas nuvens.

Temperatura em
Diadema

Max: 27°C

Min: 17°C

Chuva em
Diadema

Probabilidade: 71%

Quantidade: 0mm

Ventos em
Diadema

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados