Rede Biomar lança vídeo sobre cultura oceânica para estimular ações de conservação marinha

A produção audiovisual realizada pelo Projeto Albatroz está disponível no YouTube da instituição

  • Data: 22/03/2022 15:03
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rede Biomar
Rede Biomar lança vídeo sobre cultura oceânica para estimular ações de conservação marinha

Rede Biomar lança vídeo sobre cultura oceânica para estimular ações de conservação marinha

Crédito:Divulgação

Você está em:


Responsável por mais de 97% da água do planeta, o oceano é uma peça fundamental para o equilíbrio da vida na Terra. E hoje, mais do que nunca, é necessário agir para garantir o futuro das próximas gerações. Com todas as atenções voltadas para este ecossistema tão rico e complexo, os projetos que integram a Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras, lançaram uma produção audiovisual sobre a cultura oceânica para informar sobre as atividades realizadas em conjunto e também inspirar pessoas de todo o país a se engajarem no assunto. 

A produção chama atenção para o papel do oceano na manutenção da vida – sendo capaz de regular a temperatura do planeta, absorver gás carbônico, produzir oxigênio, oferecer alimento, transporte, além de ser fonte de esporte, lazer e cultura – e também para a relevância do trabalho realizado pela Rede Biomar na costa brasileira. 

Formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Rede Biomar trabalha em conjunto na promoção de atividades de educação ambiental, comunicação e pesquisa em prol da conservação marinha. 

Apesar de diferentes, as espécies protegidas têm características em comum: encontram dentro do oceano as principais ameaças à sua sobrevivência, a interação com barcos e petrechos de pesca, aquecimento global, pesca proibida, acidificação do oceano e a poluição por resíduos humanos, como o lixo plástico. O Brasil é o quarto país que mais descarta materiais plásticos no mar atualmente, sendo responsável por mais de 11 milhões de toneladas de resíduos.

Em consonância com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), criada pela Unesco para promover a geração de conhecimento sobre o oceano e sua divulgação, o vídeo traz informações e imagens registradas pela Rede Biomar para que seja possível alcançar um oceano mais saudável, previsível, seguro, produtivo, acessível e valorizado por todos.

De acordo com Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, o vídeo é uma prova de que a conexão de cada um de nós com o oceano é urgente e necessária. “Assim como cada um dos cinco projetos nasceu dessa forte conexão com o oceano e do desejo de mudança, a Rede Biomar trabalha para promover um oceano mais limpo e resiliente”, explica. “Ao encontrar a sua própria conexão com esse ecossistema, é possível agir a fim de conservá-lo para as próximas gerações”.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Rede Biomar lança vídeo sobre cultura oceânica para estimular ações de conservação marinha

  • Data: 22/03/2022 03:03
  • Alterado:22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rede Biomar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados