Reclame AQUI registra aumento de 4% em reclamações durante a Black Friday
Maior parte da insatisfação foi em relação a propagandas enganosas
- Data: 28/11/2020 17:11
- Alterado: 28/11/2020 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo, Reclame AQUI
Crédito:Reprodução
O site Reclame AQUI registrou 9.160 reclamações em sua cobertura da Black Friday, que começou na quarta dia 25, até a meia-noite do sábado (28). O número representa um aumento de 4,09% em relação ao ano passado, quando foram 8.800 ocorrências em sua plataforma. A maior parte das reclamações, 27,01% do total, foram sobre propagandas enganosas, seguida de problemas na finalização da compra (10,12%) e divergência de valores (9%).
A categoria com maior número de reclamações foi a de celulares e smartphones, com 7,99% do total, seguida por informática (7,04%) e eletrodomésticos (6,84%). Já os principais produtos foram, em primeiro lugar, celulares, seguidos por TV e tênis.
Entre as dez empresas mais reclamadas, as companhias que compõem o chamado Universo Americanas se destacam. Elas aparecem na primeira posição, com o marketplace terceirizado (471 reclamações), em quarto com a loja online Americanas (289 reclamações), em sexto, com a Ame Digital (207 reclamações), e em décimo com o marketplace da Submarino (148 reclamações), isso até a meia-noite deste sábado.
Além dessas, aparecem no ranking de mais reclamadas a Kabum em segundo, com 306 reclamações, a loja online do Magazine Luiza em terceiro com 292 reclamações, a loja online das Casas Bahia em quinto com 256 reclamações. Completam o top 10 a loja online da Riachuelo, iFood, e Renner.
O Reclame AQUI possui, para auxiliar com as compras da Black Friday, uma ferramenta colaborativa chamada Confie AQUI, “para ajudar a mostrar as ofertas de verdade”, com informações sobre as empresas e suas promoções.