São Caetano Educação

Qualidade da Educação Infantil de São Caetano é avaliada por professores e funcionários

O objetivo é garantir a excelência no ensino oferecido às crianças matriculadas na Rede Municipal

  • Data: 30/03/2023 15:03
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS
Qualidade da Educação Infantil de São Caetano é avaliada por professores e funcionários

Qualidade da Educação Infantil de São Caetano é avaliada por professores

Crédito:Eric Romero e Seeduc / PMSCS

Ao longo deste mês, as escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul estão realizando reuniões para realizar a aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. O objetivo é garantir a excelência no ensino oferecido às crianças matriculadas na Rede Municipal por uma avaliação que reúne toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais e responsáveis por alunos.  

Nas escolas municipais de São Caetano, já existia um processo de autoavaliação, mas em 2022 ocorreu a primeira experiência sistematizada dos Indicadores de Qualidade. O questionário aborda nove diferentes dimensões da Educação Infantil, cada uma delas avaliada minuciosamente. 

As questões permitem avaliar aspectos como planejamento e gestão escolar, o cuidado às crianças em sala de aula, participação e escuta de bebês e crianças, a qualidade da alimentação, a segurança da escola, os conteúdos pedagógicos oferecidos, a oferta de materiais pedagógicos e de mobiliário adequados às faixas etárias, a atuação do AEE (Atendimento Educacional Especializado), a limpeza dos ambientes, o conforto ambiental, e a comunicação da escola com a comunidade. Também são avaliados os instrumentos disponíveis para formação e aprimoramento da atuação profissional dos profissionais que atuam na Educação. 

A partir das respostas, um planejamento é feito com as ações necessárias para a melhoria da qualidade e o prazo para que essas ações sejam concretizadas. Por exemplo, na EMEI Inês dos Ramos, no bairro Nova Gerty, as avaliações feitas no ano passado já trouxeram mudanças efetivas neste ano. “Antes não tínhamos reuniões regulares com as APIs (Auxiliares de Primeira Infância); agora temos encontros mensais”, exemplificam as professoras da escola. 

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA 

Todo o processo de avaliação é feito coletivamente. Durante a primeira fase do programa, grupos de debate compostos por professores, gestores escolares, pais e responsáveis discutiram os temas orientados dentro das nove dimensões existentes no documento dos Indicadores de Qualidade. A participação ativa da comunidade escolar contribuiu com reflexões, sugestões e ideias para o aperfeiçoamento do ensino oferecido às crianças. 

A próxima etapa do programa consiste na plenária, que permitirá escolher os tópicos que darão continuidade ao processo. A plenária é um momento importante, pois é a oportunidade da comunidade escolar decidir em conjunto as prioridades para a educação infantil da rede municipal.

Compartilhar:
1
Crédito:Eric Romero e Seeduc / PMSCS
1
Crédito:Eric Romero e Seeduc / PMSCS
1
Crédito:Eric Romero e Seeduc / PMSCS
1
Crédito:Eric Romero e Seeduc / PMSCS Qualidade da Educação Infantil de São Caetano é avaliada por professores

  • Data: 30/03/2023 03:03
  • Alterado: 31/08/2023 07:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados