Putin nega planos de atacar Polônia e pede que EUA convençam Ucrânia a ceder território
Segundo o presidente, é preciso que o ocidente respeite os interesses russos e sua legitimidade para encontrar soluções.
- Data: 08/02/2024 22:02
- Alterado: 08/02/2024 22:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Alexander Kazakov/Sputnik/AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson que o exército russo não vai invadir a Polônia ou outras regiões para além do território ucraniano. Segundo a tradução fornecida pelo canal do jornalista Putin afirmou que o único cenário em que isso aconteceria é se os países atacassem a Rússia primeiro.
Em uma entrevista de mais de duas horas, Putin disse que gostaria de fazer um apelo aos Estados Unidos para apoiar um acordo em que a Ucrânia concorde em ceder seus territórios à Rússia. Segundo o presidente, é preciso que o ocidente respeite os interesses russos e sua legitimidade para encontrar soluções.
Ele avalia que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus líderes começaram a perceber que o exército de Putin não vai ceder, e por isso a paz deve ser alcançada por meio de acordos.
Durante a conversa, Putin afirmou também que não vê o ocidente como inimigo, e disse que toparia liberar o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, mantido como prisioneiro político após acusação de espionagem. As condições russas seriam negociar Gershkovich em troca de prisioneiros russos mantidos nos Estados Unidos.