Pugilistas brasileiros treinam para as Olimpíadas de Paris no Centro Esportivo Santo Amaro, em SP
Beatriz Ferreira e Luiz ‘Bolinha’ Oliveira elogiam estrutura do equipamento municipal e sonham com medalha para o boxe brasileiro
- Data: 25/05/2024 09:05
- Alterado: 25/05/2024 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Centro Esportivo Santo Amaro
Crédito:Prefeitura de SP
Os pugilistas e medalhistas brasileiros Beatriz Ferreira, de 31 anos, e Luiz “Bolinha” Oliveira, de 23 anos, estão se preparando para os Jogos Olímpicos de Paris no Centro Esportivo (CE) Santo Amaro, administrado pela Prefeitura de São Paulo, e considerado um espaço de excelência para o boxe no Brasil.
O Centro Esportivo Santo Amaro se transformou na sede oficial da Confederação Brasileira de Boxe (CBB), onde treinam centenas de pugilistas. A parceria começou em 2010 e, de lá para cá, o Brasil conquistou sete medalhas olímpicas e revelou atletas de destaque. Em Paris, a seleção brasileira de boxe será composta por dez atletas.
“O CE é parte fundamental desses resultados. Nós temos uma estrutura que nos recebe em feriados, como Dia dos Pais, Dia das Mães, faça chuva ou sol, o que acontecer nós estamos aqui treinando. Sem esse apoio, não teríamos esses resultados”, ressalta o treinador da equipe olímpica de boxe da CBB, Mateus Alves.
Histórias de sucesso
O espaço revelou talentos como a campeã mundial no boxe profissional e medalhista olímpica, Beatriz Ferreira, que se refere ao equipamento da administração municipal como “casa”. “Aqui dividimos os esforços e as glórias. Quando voltamos das competições, a gente vem primeiro no CE para mostrar o cinturão ou a medalha”, afirma Bia, que se prepara para disputar sua segunda Olimpíada, em julho, na capital francesa. Na competição de Tóquio, há quatro anos, ela se tornou a primeira pugilista brasileira a conquistar uma medalha de prata na história das Olimpíadas.
A história dos títulos e das medalhas conquistadas por Bia passa pelos treinos no CE Santo Amaro desde 2016, depois de participar do projeto Vivência Olímpica. Antes, em Salvador, aprendeu os primeiros golpes com seu pai, Raimundo Oliveira Ferreira, o Sergipe, boxeador bicampeão brasileiro.
Em São Paulo, Bia participou de uma seletiva no Centro Esportivo Santo Amaro, conquistou uma vaga na equipe e se tornou titular em 2017. Depois, veio a sequência de títulos: campeã dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, campeã mundial na Rússia, também em 2019, e a medalha de prata em Tóquio, em 2020.
“Aqui temos todo suporte como fisioterapia, melhores equipamentos, suplementos. A gente vê uma diferença muito maior em estar aqui do que treinando em casa ou em uma academia que você paga. Ou que você tem que trabalhar para poder fazer o esporte. Então, não tem como não evoluir”, diz Bia.
Luiz “Bolinha” Oliveira, de 23 anos, é outro pugilista que treina em Santo Amaro e vai a Paris defender o Brasil e o legado do avô, Servílio. “Sempre treinei com o objetivo de ir à Olimpíada por causa do meu avô”, diz o pugilista, medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e bronze no Pan-Americano de 2023. Agora, o atleta se prepara para participar da sua primeira Olimpíada, na categoria até 57 kg. “Hoje me sinto realizado e preparado para conquistar a medalha de ouro”, conta o esportista, que treina no CE desde 2017.
Centros Esportivos
Os Centros Esportivos (CEs) municipais são estruturas públicas que oferecem diversas atividades esportivas para a saúde, bem-estar, lazer da população de todas as regiões de São Paulo. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer administra atualmente 46 Centros Esportivos na cidade, abrangendo todas as regiões (zona norte, sul, leste, oeste e centro).
Os Centros Esportivos possuem inúmeras aulas e atividades de esportes e lazer para a população, com diversas estruturas esportivas, tais como: piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de tênis, pistas de skate/esportes radicais, ginástica, alongamento, caminhada e muito mais.
Todas as aulas e atividades dos Centros Esportivos são gratuitas e ofertadas à população de todas as idades. Para participar, basta fazer a carteirinha. Entre em contato com o Centro Esportivo de sua preferência (pelo telefone ou procure a administração/coordenação do equipamento no local) para mais informações. Clique aqui (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/centros_esportivos/index.php?p=8001_) para ver os endereços.