Projetos da Fundação Pró-Memória homenageiam datas comemorativas do mês de abril
A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação Pró-Memória retomam as exposições virtuais temporárias que visam ampliar e facilitar o acesso do público a histórias que recuperam a memória do município e evidenciam suas tradições e modos de vida. O projeto tem o objetivo de funcionar como […]
- Data: 27/03/2013 17:03
- Alterado: 27/03/2013 17:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação Pró-Memória retomam as exposições virtuais temporárias que visam ampliar e facilitar o acesso do público a histórias que recuperam a memória do município e evidenciam suas tradições e modos de vida. O projeto tem o objetivo de funcionar como um complemento para a divulgação do acervo da instituição. As mostras virtuais ficam no site (www.fpm.org.br) pelo período de um mês e apresentam 20 imagens, de acordo com o tema proposto.
No mês de abril, a Fundação faz uma homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa, devido ao assassinato do médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, por inimigos políticos, em São Paulo. A partir daí, o movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831.
A mostra virtual, intitulada Curiosidades nas páginas de um jornal, apresenta imagens de matérias do Jornal de São Caetano das décadas de 1940 e 1950, selecionadas do acervo do Centro de Documentação Histórica. São recortes de uma época em que a comunicação no município era feita por um dos mais importantes veículos impressos da cidade. Os registros tratam do cotidiano de moradores e de acontecimentos sociais. Mais informações na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4223-4780.
No museu – O projeto A peça em destaque tem o propósito de expor, também mensalmente, um objeto de seu acervo no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122 – Bairro Fundação). A ideia principal desse projeto consiste em selecionar uma peça de um determinado segmento da atividade humana e colocá-la em destaque em um dos espaços expositivos do Museu, de modo que o público possa não só contemplá-la, como também fornecer novos dados a respeito, enriquecendo o rol de informações históricas dos registros correspondentes a cada uma das peças destacadas.
Em abril, a peça que ganha destaque é um conjunto de artefatos indígenas de várias tribos brasileiras, em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. Mais informações sobre o projeto A Peça em Destaque, no Museu Municipal, pelo telefone 4229-1988.