Projeto “No Movimento das Águas” leva conhecimento sustentável à população de Piquete

Ação cultural aborda relação afetiva e ambiental das pessoas com a água

  • Data: 13/04/2022 13:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação Energia e Saneamento
Projeto “No Movimento das Águas” leva conhecimento sustentável à população de Piquete

Projeto cultural “No Movimento das Águas”.

Crédito:Divulgação

Você está em:

O bairro do Benfica, em Piquete-SP, recebeu, no primeiro final de semana de abril, uma movimentação diferente: um grupo de munícipes participaram de oficinas que resultaram na instalação de “jardim filtrante”, tecnologia ambiental de baixo custo que reaproveita a água de pias e tanques para a rega de hortas.

A ação reuniu 20 participantes inscritos no projeto cultural “No Movimento das Águas”, que visa abordar a relação afetiva e ambiental de comunidades com recursos hídricos de seus territórios. Além das oficinas, foram captados depoimentos de personagens locais para compor um vídeo documentário que será lançado em maio.

As atividades começaram no dia 31 de março, com uma parte teórica no qual destacou os conceitos de manejo, gestão hídrica e permacultura, o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo as práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das ciências sob a ótica ecológica.

No sábado, dia 2 de abril, os participantes se deslocaram ao bairro rural do Benfica, onde puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido, com a instalação de um jardim filtrante. Para a diretora executiva da Fundação, Rita Martins, “Tivemos um grupo muito interativo, que questionaram e gostaram da abordagem oferecida. Levamos o conceito de como aproveitar ao máximo o recurso natural e ter consciência do seu valor, principalmente em casa. Foi inspirador!”, contou Martins.

O projeto cultural, executado pela Fundação Energia e Saneamento, conta com o patrocínio da Águas Piquete e Grupo Iguá Saneamento. “Essa ação é mais uma oportunidade de oferecer acesso à educação ambiental aos moradores de Piquete. Constantemente, procuramos orientar os clientes sobre a importância de fazer o uso consciente e a adoção de novos hábitos sustentáveis, pensando sempre no futuro do planeta”, disse o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Projeto cultural “No Movimento das Águas”.
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 13/04/2022 01:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação Energia e Saneamento









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados