Projeto Formações IEE capacita professores em Mauá e mais cidades
Iniciativa do Projeto Formações IEE beneficia 21 mil alunos em dois estados. Em Mauá, as atividades acontecem no final do mês de julho
- Publicado: 30/06/2026 14:26
- Alterado: 30/06/2026 14:30
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: Instituto Esporte & Educação
O Instituto Esporte e Educação (IEE) inicia, ao longo do mês de julho, mais uma etapa de capacitação profissional em municípios de São Paulo e da Bahia. O Projeto Formações IEE irá preparar 301 profissionais — entre professores, gestores, coordenadores e diretores — com a aplicação dos módulos 4 e 5 de seu programa de qualificação. O impacto estimado da ação é o atendimento de 21.000 alunos na rede pública de ensino.
A iniciativa nacional leva uma metodologia baseada nos princípios fundamentais do esporte educacional a diferentes regiões. No território paulista, o cronograma do Projeto Formações IEE contempla as cidades de Araçatuba, Carapicuíba, Franca e Mauá, além de alcançar o município de Juazeiro, na Bahia.
Programação dos módulos e o cronograma regional
A cidade de Franca, no interior de São Paulo, abre o calendário nesta quinta-feira (2) ao receber o módulo 4, que debate o tema “Evento de Esporte Educacional”. A mesma diretriz pedagógica será levada para Araçatuba na sexta-feira (3) e para Juazeiro, na Bahia, no dia 14 de julho.
Em Mauá, na Grande São Paulo, o encerramento do cronograma mensal do Projeto Formações IEE ocorre no dia 28 de julho. Essas quatro localidades avançam no aprendizado após terem recebido, no mês de junho, o terceiro módulo voltado ao Sistema Didático PROTEGE.
O formato das aulas para o módulo 4 será realizado em modalidade de Ensino a Distância (EaD), utilizando a plataforma digital Moodle/IEE e webinários ao vivo. O conteúdo programático detalha as etapas de preparação, realização e avaliação de um evento esportivo educacional, exibindo vídeos de projetos práticos anteriores.
Encontro presencial e metodologia de ensino
Diferente do modelo virtual, o município de Carapicuíba receberá o módulo 5 de forma presencial no dia 6 de julho. Intitulado “Seminário de Boas Práticas”, o encontro marca o encerramento presencial da qualificação na cidade, dividido em apresentações de projetos dos cursistas e em oficinas conduzidas pelos formadores.
O coordenador pedagógico do instituto, Adriano Rossetto Jr., reforça o impacto da aplicação continuada da plataforma pedagógica do programa de capacitação:
“O Projeto Formações IEE integra teoria e prática, levando conhecimento diferenciado aos profissionais de diversas cidades ao longo do ano, com a metodologia do esporte educacional.”
A metodologia utilizada nas propostas das Formações IEE foi desenvolvida pelo próprio instituto ao longo de seus 25 anos de atuação no mercado social. O principal foco das ações está na inclusão social e no respeito absoluto às diferenças individuais dentro do ambiente escolar de aprendizagem.
O Projeto Formações IEE é financiado por meio do setor privado em cooperação institucional com o Bank Of America, CloudWalk, Nuclea e Cabot Corporation. O suporte financeiro é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, vinculada ao Ministério do Esporte do Governo Federal.