Santo André Meio Ambiente

Programação de junho do Parque Escola tem observação de aves

Atividade, com binóculo e acompanhamento de biólogo especializado, acontece sexta-feira (17); espaço terá ainda, oficina de terrário e de ervas medicinais

  • Data: 07/06/2016 15:06
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Programação de junho do Parque Escola tem observação de aves

Diversidade de pássaros e beleza do bosque encantam jovens e adultos

Crédito:Beto Garavello/PSA

No meio da cidade de Santo André, dentro do Parque Escola no bairro Valparaíso, há um pedaço de Mata Atlântica que muita gente desconhece e que atrai uma diversidade enorme de aves. Na próxima sexta-feira (17), quem gosta de apreciar a natureza poderá participar de uma atividade de observação de aves, normalmente promovida para os alunos da rede municipal de ensino. O passeio, que faz parte da programação de atividades abertas para a população do mês de junho, terá observação com binóculos e acompanhamento de um biólogo, bem como visitas aos espaços de comedouros, a sala de aves com réplicas de esqueletos e diferentes tipos de ninhos.  A atividade começa às 8h30 e é necessário fazer inscrições antecipadas.

No mesmo dia (17), a partir das 14h, acontece a oficina de construção de um herbáreo, que é uma coleção científicas de plantas secas (exsicatas), organizadas e preservadas segundo um sistema determinado. Os herbários têm fundamental importância como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais em seus estudos. Haverá certificação para os participantes.

A já tradicional oficina de terrário acontece segunda-feira (13), às 14h30. Os terrários são recipientes abertos ou fechados, onde são cultivadas espécies de plantas, simulando o ambiente natural. Um terrário fechado apresenta, em uma microescala, o meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. Além disso, permite a observação dos fenômenos da natureza, como o ciclo da água.

Na terça-feira (21), é a vez da oficina de Aquicultura, um sistema de criação de peixes integrado com o cultivo de hortaliças em água (hidroponia), porém de forma orgânica, onde um sistema alimenta o outro. A atividade acontece às 19h30. Também há certificação no final.

A última atividade do mês é voltada para quem se interessa por ervas medicinais. Na sexta-feira (24), acontece uma conversa sobre o assunto, com informações sobre utilização e finalidades, já que o Parque Escola possui um rico horto medicinal. A atividade começa às 14 horas.

Para todas as atividades é preciso fazer inscrições antecipadas através dos telefones 3356-9060 ou 3356-9056, ou pelo endereço eletrônico parqueescola@santoandre.sp.gov.br.

PARQUE ESCOLA – O Parque Escola de Santo André tem boa parte dos seus 50 mil metros m² ocupados por plantas originárias da Mata Atlântica, em uma área que é desconhecida de muita gente que nasceu na cidade. Foi criado em 1997, para a educação ambiental e sustentabilidade, por isso o espaço tem os estudantes como seu maior público. No entanto, o Parque Escola mantém uma programação mensal aberta à população, com oficinas, cursos e palestras, sempre voltados para botânica, sustentabilidade e reciclagem.

Além do bosque, que tem pista de caminhada aberta o dia todo, o espaço possui, por exemplo, cactário, viveiro de plantas carnívoras, composteiras, pomar, horta orgânica, estufa de mudas e muito mais. O endereço é Rua Anacleto Popote, 46, Valparaiso.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DETALHADA:
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE HERBÁRIO E EXSICATA
Apresentação de técnicas para construção de um herbáreo (coleção de plantas dessecadas, conservadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa) através de Exsicata (amostra de planta seca e prensada numa estufa), com atividade prática.
Data: 17 de junho
Horário: das 14h00 às 16h30
20 vagas
Com certificação no final.

OBSERVAÇÃO DE AVES
Atividade que visa a aprendizagem das questões ambientais através da observação de aves do Parque Escola. Os inscritos poderão visitar nossos espaços de comedouros, a sala das aves com réplicas de esqueletos das mesmas e diferentes tipos de ninhos, bem como observar aves do parque com o uso de binóculos.
Data: 17 de junho
Horário: das 8h30 às 10h30
30 vagas
Com certificação no final.

TERRÁRIO
Oficina de confecção de Terrário a partir da reutilização de vidros previamente limpos e higienizados. O Parque Escola fornecerá os materiais necessários. Ao final da oficina o inscrito sairá com seu Terrário pronto. Para participar dessa oficina o inscrito deverá trazer um vidro vazio e higienizado (tipo palmito ou maionese).
Datas e horários:
Data: 13 de junho
Horário: 14h30 às 16h00
30 vagas

ERVAS MEDICINAIS
Nosso Parque possui um rico horto medicinal e é a partir deste ambiente que daremos início a uma conversa sobre as ervas medicinais, utilização e finalidades.
Data: 24 de junho
Horário: das 14h00 às 16h00
30 vagas
Com certificação no final.

OFICINA DE AQUAPONIA
Sistema de criação de peixes (aquicultura) integrado com o cultivo de hortaliças em água (hidroponia), porém de forma orgânica, onde um sistema alimenta o outro.
Data: 21 de junho
Horário: das 19h30 às 21h30
30 vagas
Com certificação no final.

Compartilhar:

  • Data: 07/06/2016 03:06
  • Alterado: 16/08/2023 10:08
  • Paola Zanei
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados