Programa Saúde na Escola promove ações educativas em Ribeirão Pires
Alunos das escolas municipais participam de atividades integradas das secretarias de Saúde e de Educação
- Data: 22/11/2017 11:11
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, dá continuidade às ações do Programa Saúde na Escola.
Para encerrar as atividades desenvolvidas com 270 alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, no último dia 16 de novembro, a unidade escolar foi palco de Concurso com apresentações de paródias musicais e de teatro relacionados ao tema educação sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/AIDS e prevenção do uso de drogas, por meio do incentivo à cultura da paz e prevenção da violência.
Para Emilly Lopes Jorge, de 15 anos, aluna do 9º ano, a iniciativa é muito importante para todos os estudantes. “Os temas que desenvolvemos são atuais. Aprendemos melhor com atividades fora da sala de aula, e ainda podemos apresentar para outras turmas e mais alunos também aprendem”, disse.
Lançado em Ribeirão Pires em agosto deste ano, Programa Saúde na Escola (PSE) beneficia os cerca de 8 mil estudantes das 33 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do Programa é promover a saúde dos estudantes através de ações integradas das redes de serviços municipais. O programa é resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia. As ações contribuem para o enfrentamento de vulnerabilidades e no apoio do processo de formação dos profissionais de saúde e da educação.
De acordo com a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, as atividades continuarão até o final do ano letivo. “As atividades são realizadas de acordo com cada faixa etária do aluno. É importante essa integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”, explica.