ABC Dança

Programa Qualificação em Artes abre inscrições para Grupos de Teatro e Dança

Para a edição de 2023, quem assume a curadoria do Teatro é a atriz Aysha Nascimento e a curadoria de dança o coreógrafo Alex Soares.

  • Data: 19/01/2023 12:01
  • Alterado: 19/01/2023 12:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Programa Qualificação em Artes abre inscrições para Grupos de Teatro e Dança

Mostra de Dança 2022: Grupo Refem

Crédito:Jamil Kubruk

Companhias de dança e teatro do interior, litoral e região metropolitana, que desejam aprimorar suas técnicas e repertório já podem se inscrever para a edição 2023 do Programa de Qualificação em Artes (PQA), realizado por Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. O chamamento fica aberto entre 19 de janeiro e 5 de março e a participação é gratuita.

O Programa de Qualificação em Artes colabora com o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de descentralizar a cena cultural e fortalecer os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do Estado. Os encontros são feitos por especialistas dessas linguagens, oferecendo ampla orientação artística. O objetivo é colaborar na ampliação do repertório dos grupos, promover visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos espetáculos.

“A principal característica do Programa de Qualificação em Artes, desde sempre, é a de “artistas- orientando-artistas”, dando apoio e suporte artístico de diversos formatos aos grupos do interior, região metropolitana e litoral do estado de São Paulo, sempre no sentido de qualificar, orientar, trazer conhecimento a estes grupos para o crescimento dos seus projetos. Os grupos se inscrevem e o Programa por meio dos artistas-orientadores auxiliam esses grupos, fortalecendo os projetos teatrais”, explica a Coordenadora do Programa de Qualificação em Artes, Kelly Cristine.

No total, serão selecionados até 47 grupos de teatro e de 13 grupos de dança, desde que tenham atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Com a possibilidade de flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19, as orientações no ano de 2023 acontecerão no formato híbrido (parte presencial e parte remota). Ao longo da edição de do Programa será desenvolvido um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.

Alcance cênico pelo estado paulista

Desde o ano 2014, o PQA já atendeu mais de 420 grupos e coletivos de teatro e mais de 90 grupos e Cias de dança. Dando oportunidade para que mais grupos possam ser reconhecidos dentro desse cenário. Para este ano o programa terá como curadores a atriz, dançarina, professora e diretora de teatro Aysha Nascimento e o coreógrafo e videomaker, Alex Soares.

Vagas para orientadores artísticos e estagiários

Artistas de teatro e de dança com trajetórias consolidadas, residentes do estado de São Paulo, também encontram um chamamento para atuarem como artistas-orientadores (as). E estudantes universitários dessas áreas cênicas podem se candidatar às vagas de estágio. Para esses públicos, a inscrição segue aberta de 26 de janeiro a 10 de fevereiro. Profissionais interessados devem consultar as condições do respectivo chamamento 2023 a partir de 26/01 no site do programa Oficinas Culturais.

SERVIÇO:

CHAMAMENTO 2023 — PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

Seleção de grupos de Dança

Inscrições: 19/01 a 05/02 – Clique aqui.

Seleção de grupos de Dança

Inscrições: 19/01 a 05/02 – Clique aqui.

Compartilhar:

  • Data: 19/01/2023 12:01
  • Alterado: 19/01/2023 12:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados