São Paulo Meio Ambiente

Programa de reciclagem de SP combate danos ao meio ambiente e possibilita geração de renda

SP Coopera conta com 60 cooperativas vinculadas, que atuam na redução indevida de recicláveis para os aterros sanitários

  • Data: 15/05/2024 14:05
  • Alterado: 15/05/2024 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
reciclagem

Reciclagem

Crédito:EDSON LOPES JR./SECOM

Atuar na redução de materiais recicláveis, destinados indevidamente aos aterros sanitários, é a missão da Prefeitura de São Paulo por meio Programa SP Coopera, que conta com 60 cooperativas conveniadas. Seu objetivo é incentivar a criação, a formalização e o fortalecimento da cultura cooperativista no município. As unidades de reciclagem têm um importante papel na recuperação de resíduos, tema aliado ao Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Cerca de 900 famílias atuam diretamente nas cooperativas credenciadas pela gestão municipal. Aproximadamente 5 mil pessoas passaram a gerar renda trabalhando com a reciclagem.

“As cooperativas de reciclagem têm três grandes benefícios em sua atuação: ambiental, pois reduz significativamente os danos causados pelo descarte irregular; econômica, por gerar novos empregos e empresas e, por fim a social, afinal, as cooperativas possibilitam que centenas de pessoas vivam com dignidade, ressignificando matérias-primas que seriam descartadas em produtos totalmente reconstruídos”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

SP Coopera

Facilitar a troca de informações entre as cooperativas, estimulando a inclusão de pessoas capacitadas e/ou em situação de vulnerabilidade em novas frentes nas cooperativas já consolidadas é a missão do SP Coopera. Estimular a autogestão, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia também integra sua grade de atividades.

A SP Coopera presta apoio técnico, orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias às cooperativas e empreendimentos coletivos, com o objetivo de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito do município de São Paulo.

Por meio do SP Coopera atuam 60 cooperativas. Destas, 30 são habilitadas e recebem resíduos da coleta seletiva municipal, acompanhamento especializado periódico de especialistas, além de benefícios como pagamentos de aluguel, luz e água. As demais estão em fase de incubação, um período qualificatório que enquadra iniciativas não formalizadas ou que ainda não atendem todas as especificações de habilitação do programa, visando a estruturação e crescimento dos grupos.

Além disso, a iniciativa está desenvolvendo um mapeamento de cooperativas na cidade, cuja proposta é apoiar quem se interessa em empreender de maneira coletiva e quer contar com uma rede de apoio para consolidar e fortalecer os negócios locais na cidade de São Paulo. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis clicando aqui.

Impactos Climáticos

Com a reutilização adequada de resíduos, a indústria é capaz de economizar a energia e recursos naturais (por exemplo, na extração de matéria-prima), mas também auxilia na diminuição na decomposição inadequada de resíduos nos aterros sanitários, o que significa menos gases geradores do efeito estufa na atmosfera.

O descarte adequado de resíduos também reduz significativamente a geração de enchentes e catástrofes ambientais, pois a presença de lixo em bueiros e sistemas de esgotos podem exceder a capacidade de escoamento de águas pluviais, por exemplo, gerando enchentes, perdas materiais e até acidentes.

Outro problema causado pelo descarte irregular de resíduos é o aumento de temperatura no planeta. Acelera a degradação dos plásticos que, por sua vez, aumentam a emissão de gases de efeito estufa, além da liberação de compostos orgânicos perigosos para o meio ambiente.

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 02:05
  • Alterado: 15/05/2024 02:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados