Programa de Jovens de Paranapiacaba recebe inscrições até 20 de julho
Interessados devem ter entre 14 e 21 anos e estar matriculados em escola pública
- Data: 27/06/2012 15:06
- Alterado: 27/06/2012 15:06
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: SECOM PSA
Crédito:
O Programa de Jovens de Paranapiacaba, organizado pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, está com inscrições abertas para mais uma turma. Podem participar jovens entre 14 e 21 anos moradores de Paranapiacaba, que sejam estudantes da rede pública de ensino. As inscrições podem ser feitas até 20 de julho, na Gerência de Recursos Naturais de Paranapiacaba, instalada no prédio da SGRNPPA (Avenida Paula Souza, s/nº, Parte Baixa). O curso é gratuito e conta com quatro módulos semestrais. As atividades têm início previsto para agosto. Mais informações pelo telefone (11) 4439-1323.
O PJ Mais, como é conhecido, é programa de formação integral e ecoprofissional de jovens estudantes da rede pública de ensino e habitantes de zonas urbanas próximas de remanescente importante de Mata Atlântica e distante dos serviços públicos e das oportunidades de trabalho. Segundo os idealizadores, a proposta é adequada ao conceito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde reconhecida pela UNESCO e conjuga a necessidade de sustentabilidade econômica de jovens em situação socioeconômica desfavorável com a preservação e recuperação ambiental, mudando atitudes e paradigmas em relação ao seu ambiente e melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Em Santo André, o programa teve início em 2001, na Vila de Paranapiacaba, e visa a gerar oportunidades ecoprofissionais aos participantes. As atividades do curso são desenvolvidas pela Gerência de Recursos Naturais da secretaria, que coordena o processo de capacitação que conta com oficinas temáticas destinadas a promover a inclusão dos jovens participantes.
Cerimônia de formatura
Na tarde da quarta-feira (20), o Clube União Lyra-Serrano, em Paranapiacaba, foi o palco da formatura de mais uma turma do PJ Mais. Na oportunidade, 12 jovens moradores da região, da turma de 2010, receberam o certificado depois de dois anos de curso em formação na área de meio ambiente e integração social.