Programa de Esporte Adaptado começa em São Caetano
Programa garante a inclusão dos deficientes em atividades esportivas
- Data: 31/05/2012 22:05
- Alterado: 31/05/2012 22:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Prefeitura de São Caetano lançou nesta quarta-feira (30/5), numa ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo e a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Programa de Esporte Adaptado, que oferece diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência. O programa possibilita a prática de atletismo, ginástica rítmica e artística, natação, judô, karatê, tênis de campo e de mesa, xadrez, dama, ballet, capoeira e badminton.
Durante a cerimônia, o secretário de Esportes e Turismo, Gilberto Costa, falou da importância do projeto e sobre o crescimento do esporte adaptado em todo o mundo. “É de extrema importância que os deficientes se sintam incluídos em todas as atividades esportivas adaptáveis que oferecemos, afinal, trata-se de inclusão social, de várias maneiras, através do esporte. No Brasil ainda estamos engatinhando nessa área, mas assim como países do primeiro mundo, São Caetano dá um passo à frente em termos de esporte adaptado”, disse.
Para a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lilian Fernandes, “o projeto visa, além da inclusão social, buscar talentos dentro da cidade para que sejam encaminhados para as Paralimpíadas e Jogos Paranamericanos, fazendo com que tenham o esporte como profissão.”
Foi elaborado um trabalho de triagem dos alunos com deficiência nas escolas municipais e especiais da cidade, para que os professores pudessem imaginar qual seria a demanda a ser atendida e para que alunos e pais conhecessem todos as modalidades de esporte que a cidade oferece.
Para o campeão mundial de tênis em cadeira de rodas Mauricio Pommê, o esporte é essencial para o deficiente físico. “A prática de esportes, não apenas para deficientes como em todas as pessoas, traz qualidade de vida que só pode ser atingida com a prática de exercícios. E como ainda não temos muitas opções e estrutura para os esportes adaptados no Brasil, esse projeto vai suprir uma demanda muito grande. Espero que seja o inicio de algo duradouro e que se espalhe por todos os lugares”. Maurício Pommê é formado em educação física pela UNIFEC.
Informações sobre locais e horários das aulas podem ser obtidas na Secretaria de Esportes – R. Oswaldo Cruz nº 2010, bairro O. Cruz –ou pelo telefone 4228-2000.