Prefeitura trabalha pela implantação de Curso de Medicina em Mauá

Médicos formados estarão aptos a trabalhar de acordo com os parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS)

  • Data: 04/07/2013 09:07
  • Alterado: 04/07/2013 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Prefeitura trabalha pela implantação de Curso de Medicina em Mauá

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura de Mauá e a Faculdade Renil do Brasil estão em tratativas, desde janeiro passado, para a implantação de um Curso de Medicina na cidade. A proposta apresenta 120 vagas iniciais e deverá ser entregue pelos diretores da Renil ao Ministério da Educação (MEC) em agosto.

A intenção do empresário Paulo Roberto Amianti, diretor da Renil, que no início da semana esteve reunido com o prefeito Donisete Braga e a secretária de Saúde, Lumena Furtado é instalar o campus na rua Luís Lacava, 245 centro de Mauá.

 “Nessa proposta de parceria nós da UniRenil entraríamos com todo investimento necessário com relação a infraestrutura, instalações e adequações solicitadas pelo MEC para autorização e a Prefeitura autorizaria a ampliação das instalações”, explica Amianti.

Conforme a secretária de Saúde, se aprovado, o curso terá um conceito sintonizado com o que preconiza o Governo Federal, ou seja, os médicos formados estarão aptos a trabalhar de acordo com os parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria com a Prefeitura permite o convênio com os serviços para oferecer aos alunos campos de estágios e residência adequados a sua formação.

O MEC deverá em sua análise técnica levar em conta a relevância social que o curso pode trazer para Mauá e região. "Objetivo da prefeitura é estabelecer uma Rede Escola na cidade, com futuros médicos e outros profissionais na rede pública municipal de saúde, o que fortalece o sistema público”, explica a secretária de Saúde, Lumena Furtado.

Os serviços municipais de saúde, explicou ela, funcionarão como uma Rede Escola. Em sua formação, sob supervisão de professores, os estudantes terão seu campo de prática nos serviços municipais, como por exemplo, nas Unidades de Saúde, da Atenção Básica; da Atenção Hospitalar; nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Urgência e Emergência; nas clínicas médicas, de Especialidades; e no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

Compartilhar:
1
Crédito:Evandro Oliveira/PMM
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/07/2013 09:07
  • Alterado:04/07/2013 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados