Prefeitura de Mauá inicia reforma da UPA Barão
Pacientes foram transferidos para outras unidades da rede municipal neste domingo para permitir o avanço das obras de modernização estrutural.
- Publicado: 26/10/2026 08:55
- Alterado: 26/10/2026 08:55
- Autor: Thiago Antunes
A Prefeitura de Mauá redirecionou neste domingo (25) os atendimentos da UPA Barão para viabilizar a reforma do equipamento de saúde. Os pacientes agora recebem assistência em outras unidades municipais. As intervenções físicas no local começam nesta segunda-feira (26).
O cronograma de obras em Mauá obedece a um planejamento aplicado recentemente em outros bairros. A gestão entregou na última sexta-feira (23) a UPA Vila Assis, que passou sete meses fechada para readequação estrutural. A obra exigiu um investimento aproximado de R$ 4 milhões.
Requalificação das unidades em Mauá

O espaço da Vila Assis voltou a operar com acessibilidade total e reorganização das áreas assistenciais. O setor de emergência passou de três para quatro leitos operacionais. A ala de observação médica também cresceu, saltando de seis para nove leitos adultos.
Os pacientes encontram na nova estrutura pisos e instalações hidráulicas renovados, aliados ao aumento de quatro para cinco consultórios. O prédio recebeu climatização e uma nova sala de espera infantil. A UPA Magini, na região central, passou por processo semelhante e retomou as atividades em março.
Ampliação do atendimento de urgência
A modernização das unidades busca elevar a capacidade de resposta do sistema público e requalificar o ambiente de trabalho dos profissionais. O Executivo aposta na construção de novos equipamentos para desafogar a rede primária.
O município constrói atualmente a quinta unidade de pronto atendimento no bairro Santa Lídia e a 24ª Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Elizabeth. A nova Policlínica da Vila Assis Brasil avança com repasses do governo federal. As melhorias buscam consolidar a infraestrutura de saúde em Mauá para as próximas décadas.