Prefeitura entrega 13º Ponto do Programa Leitura nas Fábricas

Projeto já beneficia 5.483 trabalhadores diretamente e um público potencial de 16.449 leitores, considerando os familiares

  • Data: 21/06/2012 01:06
  • Alterado: 21/06/2012 01:06
  • Autor: Jariza Rugiano
  • Fonte: SECOM Diadema
Prefeitura entrega 13º Ponto do Programa Leitura nas Fábricas

Crédito:

Você está em:

O projeto “Leitura nas Fábricas” implanta sua 13ª unidade. Desta vez, são os 368 funcionários da empresa metalúrgica Melling do Brasil, localizada em Diadema, que poderão utilizar o Ponto de Leitura como fonte de pesquisa e reflexão. A entrega da biblioteca será na próxima segunda-feira (25/6), às 15h, na Avenida Fukuichi Nakata, 381, Bairro Piraporinha.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do MinC (Ministério da Cultura), a ação completou dois anos no dia 11 de junho e já mantém uma rede de 12 Pontos de Leitura em funcionamento, nas seguintes fábricas: IGP, Legas Metal, Uniferco, Delga, Uniforja, Grupo Papaiz, Apis Delta, Segatto, Federal-Mogul, Metalpart, TRW e Brasmetal. A Segatto é a única fábrica ligada ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de São Bernardo do Campo e Diadema – Sintracom.

Estarão presentes ao lançamento do ponto na Melling do Brasil o prefeito Mário Reali, a secretária e o diretor de Cultura, Regina Ponce e Júlio Tavares, respectivamente, a diretora de Bibliotecas Municipais, Eliana Marques, as coordenadoras do projeto, Lucineide Guimarães e Francisca Castro. Também participarão o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, e o coordenador e diretor da Regional de Diadema do Sindicato, José David de Carvalho e Claudionor Vieira do Nascimento, respectivamente.

Sandra Regina Domingues e Ivanildo de Jesus Nunes, dois funcionários da Melling, foram selecionados como agentes de leitura, com a função de orientar e mediar as atividades no espaço, que ficará aberto em três turnos: 5h20 às 6h, 11h às 12h30 e 14h às 14h25. Ambos receberam um treinamento promovido pela equipe coordenadora, da Secretaria de Cultura de Diadema, sendo que o acompanhamento continua através de visitas e reuniões mensais.

A exemplo dos já existentes, o 13º Ponto de Leitura visa expandir o programa também para a família dos trabalhadores, por meio de empréstimos de livros e encontros culturais no local. A rede atual beneficia 5.483 funcionários, os quais, incentivando três familiares a ler, resulta em um público potencial de 16.449 leitores que podem aproveitar os 8.450 títulos, entre literatura brasileira, estrangeira, infantil, juvenil, didáticos, enciclopédias, DVD’s e CD’s.

Método de instalação – O ambiente reservado recebe o kit doado pelo MinC, composto por 650 livros, duas estantes, uma mesa, uma cadeira, três puffs, um computador completo e uma impressora. Não só esta fonte de conhecimento fica disponível aos interessados, mas também o acervo de 99 mil títulos da rede municipal de bibliotecas, disponíveis para consulta no blog www.bibliotecasdiadema.wordpress.com.

Avanços – “Leitura nas Fábricas” atendeu 42.936 pessoas entre 2010 e 2011, referentes aos serviços de empréstimos, pesquisas, leituras, acesso à internet, visitas, reuniões, sarau e difusões em parceria com o Programa Mais Educação e com os equipamentos culturais do município. De janeiro a março de 2012 todos esses serviços chegaram a 4.918 atendimentos. Não há o balanço desses números em relação aos meses de abril e maio, pois os últimos quatro pontos (Federal-Mogul, Metalpart, TRW e Brasmetal) estão em fase de adaptação.

Pioneira – Diadema é pioneira nacional na implantação do programa, servindo de inspiração ao projeto “Cultura no Mundo do Trabalho”, do Ministério da Cultura, que inclui os trabalhadores de áreas urbanas e rurais desde 2011.

O conceito surgiu em 2009, durante o seminário “A Biblioteca Que Queremos”, quando foi definida a meta de transformar Diadema em uma cidade de leitores. Neste momento tiveram início as negociações e parcerias. Na prática começou em junho de 2010, com a estreia na empresa IGP.

O MinC contribuiu com cerca de R$ 200 mil e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, ficou responsável pela implantação nas fábricas e pela formação dos agentes de leitura. A meta do município é totalizar 15 pontos ainda este ano. O volume de livros de cada ponto pode aumentar através de doações e/ou aquisição de novos títulos.

Iniciado em Diadema, o projeto serviu de exemplo e chegou a São Bernardo do Campo, na Mercedes-Benz, Racine e Karman Guia. Em Ribeirão Pires, na Masaflex e, em Salvador (BA), na fábrica Papaiz.

Serviço:

Leitura nas Fábricas – Inauguração do 13º Ponto de Leitura

Data: 25 de junho, segunda-feira, às 15h

Local: Melling do Brasil

End: Av. Fukuichi Nakata, 381 – Piraporinha.- Tel.: 4075-5959

Compartilhar:

  • Data: 21/06/2012 01:06
  • Alterado:21/06/2012 01:06
  • Autor: Jariza Rugiano
  • Fonte: SECOM Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados