ABC Mobilidade

Prefeitura de SP retoma licitação do BRT Radial Leste para beneficiar 400 mil pessoas

Após liberação do Tribunal de Contas do Município, o aviso de retomada da concorrência foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial

  • Data: 05/07/2023 15:07
  • Alterado: 05/07/2023 15:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP retoma licitação do BRT Radial Leste para beneficiar 400 mil pessoas

Imagem ilustrativa

Crédito:Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo conseguiu retomar a licitação para a contratação das obras do primeiro trecho do corredor de ônibus BRT Radial Leste. A iniciativa, que havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Município, foi liberada e agora a SPObras poderá dar sequência ao projeto que envolve melhorias na mobilidade urbana da Zona Leste da cidade, beneficiando 400 mil pessoas por dia. O aviso de retomada da concorrência foi publicado no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (05/07) e o Edital com os seus anexos estão disponíveis para consulta e download 

Projeto BRT Radial Leste

Com 9,8 Km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II, por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na Av. Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim, após 200m da Av. Aricanduva e seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

O BRT contará com faixa exclusiva para ônibus localizada à esquerda em pavimento rígido (concreto), com as demais faixas em pavimento flexível (asfalto). Para agilizar e levar mais conforto ao embarque dos passageiros, as paradas de ônibus serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e terão cobrança desembarcada, incluindo sistemas de bilhetagem, porta automática e informação por totens.

Também será implantado sistema semafórico inteligente, por meio de fibra ótica, que permitirá maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico. Com acessibilidade em toda sua extensão, também estão previstos novos passeios, travessias, passarelas metálicas e ciclovia ao longo do corredor até a ciclovia existente (metrô Tatuapé), além de nova iluminação e paisagismo.

Corredor Radial Leste

Em conjunto com o BRT Aricanduva, que está em fase de preparação de material licitatório, o corredor da Radial Leste vai garantir maior fluidez ao transporte coletivo da Zona Leste.

Para execução das obras, o empreendimento foi dividido em três lotes. O lote um, de aproximadamente 2.800 metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil; o lote 2, de 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até Rua Armando Gardenghi; e o lote 3, de 3.840 metros, vai da Rua Armando Gardenghi até Rua Professor Miguel Russiano.

O orçamento referencial das obras é de R$ 438,6 milhões, com prazo de execução de 18 meses a partir da data da ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está prevista para 09 de agosto.

Compartilhar:

  • Data: 05/07/2023 03:07
  • Alterado: 05/07/2023 03:07
  • Redação
  • Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados