Prefeitura de SP promove mutirão de atendimento para imigrantes neste sábado (20)

Cerca de 300 pessoas são esperadas na ação que será realizada das 9h às 15h em Cidade Tiradentes

  • Data: 19/05/2023 14:05
  • Alterado: 19/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de SP promove mutirão de atendimento para imigrantes neste sábado (20)

Imagem ilustrativa

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A unidade Móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara) estará neste sábado (20) em Cidade Tiradentes, na Zona Leste, realizando mutirão de atendimento para imigrantes que residem na capital. A ação terá início às 9h, com término previsto para as 15h. Para participar é necessário estar com as documentações do país de origem e brasileira, caso a pessoa tenha, principalmente o CPF.

A população contará com serviços como cadastro no CadÚnico, acesso a benefícios e programas de saúde, emissão de documentação, inscrições para aulas de português (Programa Portas Abertas) e orientação jurídica.

Durante o mutirão haverá também uma roda de conversa sobre violência doméstica, em uma ação conjunta entre o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV) e Diáspora África.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, além de Organizações da Sociedade Civil.

Sobre o CRAI

O CRAI é um equipamento público municipal gerido pela SMDHC, de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo, que oferece atendimento especializado e multilíngue, com foco na orientação para a regularização migratória e acesso a serviços públicos.

Em 2022, em ação realizada na Vila Maria, um total de 172 pessoas migrantes passaram pela triagem e foram atendidas pelos diversos serviços, incluindo atendimento para obtenção de autorização de residência, testagem de HIV/Sífilis, inscrição no CadÚnico (O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda) e informação sobre acesso à rede de educação pública, entre outros. Neste ano, a expectativa é que o número de atendidos seja em torno de 300 pessoas.

Compartilhar:

  • Data: 19/05/2023 02:05
  • Alterado:19/05/2023 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados