Prefeitura de SP promove diversas ações na semana de combate à dengue
De 15 a 20 de abril foram realizados trabalhos de conscientização sobre a proliferação do Aedes aegypti e a prevenção da doença
- Data: 01/05/2024 08:05
- Alterado: 01/05/2024 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Combate à dengue
Crédito:Fernando Frazão/Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo, por meio dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), promove atividades diárias e traçam estratégias para atingir o maior número de pessoas possíveis por meio de campanhas que conscientizam sobre temas importantes. Com a epidemia de dengue atual, a SMADS promoveu a Semana de Combate à Dengue, que aconteceu entre os dias 15 e 20 de abril.
Diversos serviços da rede socioassistencial realizaram atividades voltadas à conscientização e o combate à dengue. Confira alguns:
Centros de Acolhida
Centro de Acolhida Especial (CAE) “Florescer” – as acolhidas participaram de uma palestra de sensibilização sobre o autocuidado em relação à dengue. Além disso, ajudaram na higienização do espaço para evitar criadouros.
CAE “Florescer II” – foram promovidas atividades de sensibilização sobre a importância dos cuidados em prevenção à dengue com as acolhidas, que também participaram de rodas de conversas e palestras sobre a temática.
CAE para Idosos “Correia” – os acolhidos participaram de uma palestra realizada pela equipe técnica, que alertou sobre medidas de prevenção ao Aedes aegypti, assim como orientações sobre sintomas e tratamentos da dengue. Também foi realizado plantio de mudas de plantas para o jardim coletivo do serviço e o rastreio de possíveis criadores de mosquito no local.
Centro de Acolhida (CA) “Olarias” – com a ajuda da equipe técnica, foi feita a captação de informações acerca da dengue com os acolhidos, além de reflexões e avaliações sobre a doença através de desenhos e textos informativos.
Centro Temporário de Acolhimento (CTA) “Prates II” – o serviço contou com uma palestra e produziu um mural com indicações para evitar a dengue.
Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESPs)
CEDESP “Estação do Saber” – o equipamento realizou uma palestra sobre o combate à dengue, mencionando os sintomas da doença, tratamento e formas de prevenção.
CEDESP “Jovem Profissional” – os usuários e servidores participaram de uma formação com o intuito de conscientizar sobre o combate à dengue.
CEDESP “Santa Luzia” – o serviço providenciou uma limpeza em todos os locais, visando a eliminação de qualquer acúmulo de água que pudesse servir de criadouro do mosquito. Também, alertou os munícipes sobre a prevenção e sintomas da dengue.
Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs)
CCA “Aglaezinha” – os atendidos participaram de palestras sobre o combate ao Aedes aegypti, além de identificarem e retirarem possíveis focos do mosquito.
CCA “Alegria” – as crianças e adolescentes do serviço fizeram uma passeata até a praça da região, e lá informaram aos moradores o perigo e meios de combate à dengue por meio de cartazes informativos.
CCA “Arte de Ser Feliz” – os atendidos desenharam cartazes para conscientizar sobre o combate à dengue.
CCA “Assoravim” – o serviço realizou uma passeata pelas ruas da região, exibindo os cartazes produzidos pelos assistidos.
CCA “Bom Jesus” – as crianças e adolescentes do CCA produziram cartazes com formas de combate ao Aedes aegypti.
CCA “Blandina Meirelles” – os atendidos escreveram uma canção para que as formas de combater a dengue ficassem na cabeça. Também descartaram resíduos que podem ser criadouros do mosquito.
CCA CEAS “Santa Teresinha” – o serviço promoveu uma caminhada com cartazes de conscientização pelas ruas do bairro de Vila Medeiros.
CCA “Cebech Castro Alves” – realizou uma passeata pelo bairro para chamar atenção sobre as formas de prevenção da doença.
CCA “Centro Comunitário Santa Inês” – as crianças participaram de uma roda de conversa sobre o mosquito Aedes aegypti, além de irem à praça do bairro retirar possíveis focos dos agentes causadores da doença.
CCA “Cidade Nova” – além de palestra socioeducativa, os atendidos do serviço também realizaram uma passeata com os cartazes produzidos. Por fim, participaram de uma dinâmica para reconhecer os resíduos que podem ser criadouros dos causadores da doença.
CCA “Conosco Balneário São José” – as crianças e adolescentes atendidas aprenderam ao participarem de brincadeiras socioeducativas sobre a dengue.
CCA “Criança Feliz” – os atendidos aprenderam sobre a doença através da leitura de gibis educativos, pintaram desenhos para entender a anatomia do mosquito, além de participarem de uma atividade lúdica sobre a doença.
CCA “Dr. Sócrates” – as crianças de 06 a 11 anos participaram da “Caça ao foco de Dengue”, eliminando possíveis pontos de reprodução do mosquito. Já os adolescentes do CCA realizaram a colagem de cartazes de conscientização da dengue em espaços públicos.
CCA “Ensinando e Aprendendo” – em parceria com a Unidade Básica de Sáude (UBS) Jardim São Carlos, foram feitas palestras, roda de conversa, desenhos e brincadeiras direcionadas à conscientização sobre a doença.
CCA “Frei Reginaldo” – as crianças e adolescentes realizaram uma passeata de enfrentamento à dengue nas comunidades Vila da Paz, Vila Nicarágua e João Paulo.
CCA “Grupo Assistencial Os Samaritanos” – os atendidos pelo CCA confeccionaram cartazes e participaram de uma palestra socioeducativa sobre a dengue.
CCA “Jaceguava” – foram feitos cartazes e retirada de possíveis focos do mosquito da dengue nos arredores da região do CCA.
CCA “Jardim Britânia” – os atendidos usaram a criatividade para confeccionar cartazes sobre o combate à dengue.
CCA “Jardim Ibirapuera” – as crianças e adolescentes do serviço assistiram ao vídeo institucional sobre as formas de combate à doença e em seguida participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o tema.
CCA “Jardim Jaraguá” – os atendidos realizaram uma passeata com exibição dos cartazes de conscientização produzidos por eles.
CCA “João Paulo I” – foram confeccionados cartazes sobre o combate à doença, além de uma representação do Aedes aegypti com material reciclável, para ajudar na identificação do mosquito.
CCA “Luz do Milênio Itaquera” – as crianças e adolescentes circularam pelo bairro com a faixa e os cartazes produzidos para chamar atenção às formas de combate ao Aedes aegypti.
CCA “Leme do Prado” – o serviço promoveu uma passeata por vários pontos do bairro.
CCA “Nossa Senhora do Divino Pranto” – os atendidos pelo CCA assistiram à palestra ministrada por agentes da UBS Santo Estevão, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
CCA “Recanto dos Humildes III” – as crianças e adolescentes do serviço produziram um vídeo informativo sobre atitudes importantes no cotidiano para evitar a disseminação do mosquito da dengue.
CCA “Santo Amaro Grossarl” – os atendidos participaram de rodas de conversa, produziram cartazes de conscientização, procuraram focos do mosquito e fizeram esquetes teatrais sobre o tema.
CCA “São José Operário” – as crianças de 06 a 11 anos do serviço assistiram a um vídeo educativo sobre a dengue. Já os atendidos de 12 a 14 anos participaram de uma roda de conversa e elaboraram desenhos relacionados ao assunto.
CCA “São Sebastião” – o CCA levou os atendidos até à frente da Paróquia São Sebastião, onde foram exibidos cartazes e faixas de conscientização sobre a dengue.
CCA “Semeando Vidas VI” – os atendidos assistiram a um vídeo educativo sobre a dengue e, depois, a partir do que aprenderam, confeccionaram cartazes sobre o assunto.
CCA “Semeando a Esperança” – o serviço promoveu o “Bloquinho Unidos Contra a Dengue”, com instrumentos percussivos de material reciclável e cartazes com mensagens sobre a importância de medidas preventivas contra a doença. A ação foi feita em parceria com o CCA “Margarida e Marielle” e a equipe da UBS Juta l.
CCA “Sol Nascente” – os atendidos pelo serviço montaram diversos cartazes informativos sobre a dengue a fim de alertar sobre o perigo da doença.
CCA “Solid Rock” – as crianças e adolescentes do CCA participaram de uma palestra socioeducativa sobre o combate à dengue e, em seguida, usaram o conhecimento para compor cartazes e placas sobre a temática.
CCA “Zilda Arns” – além de realizaram uma passeata, os atendidos pelo CCA realizaram uma oficina de informática sobre a dengue e assistiram a uma palestra, que teve participação das famílias e profissionais de saúde da UBS Jardim Guairacá.
CCA “3° Milênio Itaim VI” – os atendidos confeccionaram cartazes informativos e realizaram uma caminhada de prevenção no território, com panfletagem de folhetos informativos sobre a prevenção da doença e também sobre cuidados nas residências, locais públicos e coletivos.
Centros para Juventude (CJs)
CJ “Assistência Comunitária de Ação Social São Miguel Paulista” – os atendidos se mobilizaram através da entrega de panfletos informativos pelo bairro do CJ.
CJ “Cardeal Rossi” – os jovens participaram de roda de conversa sobre a dengue, com direito a mural de selfie com informações para combate.
Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPDs)
NAISPD “Novos Horizontes” – a equipe técnica promoveu com os atendidos uma roda de sensibilização com a exibição dos objetos em que se podem juntar água, como pneus e garrafas, potenciais criadouros do Aedes aegypti.
NAISPD “Super-Ação” – o serviço realizou uma caminhada com os atendidos para alertar a comunidade vizinha ao NAISPD.
Núcleos de Convivência de Idoso (NCIs)
NCI “ABC Aurora” – os idosos realizaram uma roda de conversa sobre a experiência que tiveram com a dengue.
NCI “Amigos da Melhor Idade” – foi feita a limpeza da praça da região, a fim de retirar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
NCI “Confio Adoniran Barbosa” – os atendidos sensibilizaram a comunidade sobre a dengue e seu enfretamento através de cartazes e informações que foram repassadas aos moradores da Vila Marari e Vila Joaniza.
NCI “Irmã Idelfranca” – os idosos promoveram uma passeata de conscientização pelas ruas do Jardim Helena.
NCI “Univida” – o serviço realizou atividades socioeducativas e oficinas em parceria com a equipe de saúde da UBS Parque Santa Rita.
NCIs “Raio de Luz” e “Vovó Cecília” – além da dança e de um café da manhã especial, os idosos atendidos pelo serviço participaram de um momento de conscientização sobre a dengue.
Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Básica (SASFs)
SASF “Curuçá I” – os atendidos assistiram a uma palestra com os profissionais da vigilância sanitária e o agente de proteção ambiental da UBS Vila Curuçá.
SASF “Casa da Família” – foi promovida a sensibilização contra a dengue, que aconteceu por meio de visitas domiciliares e reuniões socioeducativas com os atendidos do serviço.
SASF “Casa da Evolução” – em parceria com a UBS Vila Nova Curuçá, foi realizado um apitaço em passeata com cartazes, além da entrega de panfleto com informações e orientações nas feiras, semáforos e entrega de porta em porta.
SASF “Casa da União” – o serviço realizou uma palestra de conscientização ao combate à dengue e também participou de uma ação coletiva, em parceria com a UBS União de Vila Nova e outros equipamentos socioassistenciais, sobre a importância do descarte correto de lixo.
SASF “Lajeado” – produziu placas para conscientização sobre o combate à dengue, além de mostrar quais são os resíduos que podem acumular água e servir para a proliferação do Aedes aegypti.
SASF “Casa da Conquista” – os atendidos assistiram a uma palestra que diferenciou os tipos de manifestação da doença, sintomas, tratamento e como evitar o contágio.
SASF “São Judas Tadeu” – o serviço fez uma passeata, junto à equipe da UBS Três Pontes nas ruas do bairro Jardim Romano, com cartazes de orientação contra a dengue. No espaço do SASF, foi realizada uma palestra sobre a temática.
Outros serviços
Centro Dia Para Idosos (CDI) “Santa Dulce dos Pobres” – propiciou a familiares, colaboradores e usuários uma roda de conversa, contação de história, atividades manuais, informativos e intervenção técnica para ajudar no combate à dengue.
Circo Social “Águia de Haia” – as crianças e adolescentes atendidas participaram de rodas de conversa com indicações para combater a dengue, além de produzirem desenhos sobre a temática.
Supervisão de Assistência Social (SAS) “Itaim Paulista” – foi feita uma passeata pelas ruas da região da SAS, carregando faixas e cartazes informativos sobre o perigo da dengue.
Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) “Perus” – foram retirados possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nas regiões de Pirituba, Jaraguá, Perus e Anhanguera, além da orientação aos munícipes sobre transmissão, sintomas e formas de evitar a doença.
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) “Pirituba” – os funcionários e atendidos foram instruídos com cartazes e com a exibição de um exemplar do mosquito Aedes aegypti.
Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) “Mariás” – foi promovida uma dinâmica na qual as atendidas responderam à pergunta: “Como você acredita que pode contribuir no combate à dengue no seu dia a dia?”