Prefeitura de Santo André organiza palestra sobre trabalho infantil para famílias assistidas

Objetivo é fortalecer participação na superação das situações de risco pessoal e social

  • Data: 12/06/2012 00:06
  • Alterado: 12/06/2012 00:06
  • Autor: Ângela Bortoletto
  • Fonte: SECOM PSA
Prefeitura de Santo André organiza palestra sobre trabalho infantil para famílias assistidas

Amaury Pasos

Crédito:

Você está em:

A Secretaria de Inclusão Social de Santo André, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promove nesta terça-feira (12), Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil, a palestra “Dialogando com crianças, adolescentes e suas famílias”, apresentada pelo psicólogo e consultor José Carlos Bimbatte, especialista em infância e adolescência.

O evento é direcionado às famílias acompanhadas pelos serviços do CREAS e tem o objetivo de fortalecer a participação familiar na superação das situações de risco pessoal e social. Será realizado na sede do Programa Andrezinho Cidadão, Rua Xavier de Toledo, 517, das 9h às 11h.

A atividade faz parte do conjunto de ações que envolvem famílias acompanhadas, profissionais da rede de serviços conveniada e técnicos dos CRAS e CREAS, tratando dos temas abuso e exploração sexual, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos das crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Santo André também indicou o Professor Paulo José de Lara Dante, membro do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, para tratar do tema “Trajetória da Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo” na reunião ordinária do Fórum de Assistência Social do Grande ABC. O evento, aberto ao público e a especialistas, será realizado na sexta-feira, 15, às 8h30, na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro.

Em 2011, foram identificadas e deram entrada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 11 novas situações de trabalho infantil do município. Estas crianças e adolescentes (de até 15 anos) foram inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e encaminhados a Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Suas famílias foram referenciadas no CREAS.

O acompanhamento familiar foi feito por meio de atendimentos individuais para definição de ações necessárias para cada criança ou adolescente e sua família, como inclusão em programa de transferência de renda, atendimento especializado, programas de saúde e educação, entre outros.

Os atendimentos individuais buscam, ainda, estabelecer vínculos de confiança com as famílias e estimular a composição de grupos para a realização de reuniões e discussões coletivas. Em 2011, foram efetivados dez encontros de grupos no ano, executados em articulações com parceiros da rede como o Centro de Referência da Juventude e escolas da região de moradia das famílias. Os encontros, no entanto, contaram com pequena participação dos familiares.

Durante 2011, 25 adolescentes foram desligados do programa, sendo 23 por superação da situação de trabalho infantil e dois por mudança de município. O CREAS fechou 2011 com 123 crianças/adolescentes em acompanhamento. Os números oficiais do primeiro trimestre de 2012 estão sendo apurados.

Ainda em 2011, o envolvimento da sociedade andreense com o tema, em conformidade com o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente, foi efetivado por meio de Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que reuniu representantes dos fóruns nacional e estadual de enfrentamento à causa e sensibilização à campanha “Cada centavo dado no farol financia o trabalho infantil”. Nela, a população foi informada sobre as conseqüências dessa prática danosa à sociedade.

Compartilhar:

  • Data: 12/06/2012 12:06
  • Alterado:12/06/2012 00:06
  • Autor: Ângela Bortoletto
  • Fonte: SECOM PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados