Prefeitura de Ribeirão Pires investe em treinamento para merendeiras
39 novas profissionais receberam hoje formação com nutricionista sobre criação de cardápio saudável e cuidados com higiene até o processo de preparo dos alimentos
- Data: 19/07/2013 16:07
- Alterado: 19/07/2013 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Silvia Braz
Crédito:
Cardápios nutritivos e saudáveis, elaborados com alimentos bem armazenados. É assim que 39 novas merendeiras da rede municipal de Ribeirão Pires estão preparadas para trabalhar após o treinamento realizado hoje (19) pela Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia.
A pasta realiza formação com as profissionais regularmente, informando sobre valores nutricionais, cuidados de higiene, manuseio e armazenamento de comida.
A merenda oferecida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires chega a mais de 26 mil estudantes da rede municipal e de algumas unidades da rede estadual de ensino. O cardápio é variado, formulado por nutricionistas da rede para abranger todos os nutrientes necessários para as crianças. São servidas mais de 30 mil refeições por dia, preparadas por merendeiras da rede que passam por constantes qualificações para melhor o aproveitamento dos alimentos, evitando desperdício e aumentando o valor nutricional dos alimentos.
“Durante o treinamento, fornecemos a pirâmide nutricional dos alimentos e pedimos para que as merendeiras montem uma sugestão de cardápio.
Usando as escolhas das próprias profissionais, orientamos sobre as melhores adequações para trabalhar no dia a dia das escolas. Dessa forma, na hora do preparo prático, elas já sabem como otimizar a escolha dos alimentos e a forma de preparo também”, afirmou Silmara da Silva, nutricionista da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia.
Segundo a merendeira Adriana da Silva, que trabalha na rede há seis anos, a aprovação das refeições é geral. “As crianças gostam mesmo é de comida. Na escola em qual trabalho, servimos café da manhã com bolachas, suco ou bolo, mas eles adoram o arroz, feijão, a salada e a mistura servida no horário do intervalo”, explicou Adriana, que já participou de diversas formações oferecidas pela secretaria. “A capacitação é ótima para o dia a dia. Na escola aproveitamos tudo, desde as cascas de frutas para sucos, como algumas partes de legumes que também podemos incluir para deixar os alimentos mais nutritivos”, contou.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura, acredita que cursos de preparação para os agentes escolares também são importantes para a qualidade da alimentação oferecida. “O desenvolvimento da criança também está atrelado à forma como ela se alimenta dentro do ambiente escolar. Devemos capacitar os profissionais diretamente ligados à merenda, assim podemos orientar sobre como aproveitar produtos, evitar desperdícios e valorizar questões nutricionais.”, explicou.
As profissionais também receberam explicações sobre a forma correta de receber, armazenar e manipular alimentos, práticas de higiene essenciais para o trabalho e outras informações sobre bom aproveitamento de todos os itens da merenda.