Prefeitura de Mauá abre curso de Libras para servidores públicos

Formação gratuita já qualificou mais de 350 funcionários para se comunicar com surdos

Prefeitura de Mauá abre curso de Libras para servidores públicos

Crédito: Roberto Mourão/PMM

Uma das grandes diferenças entre os seres humanos e os animais é a comunicação, porém, este ato tão natural ao homem pode ser difícil quando envolve uma pessoa surda. Pensando nisso, a Prefeitura de Mauá abre o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores públicos. Embora funcionários da rede de ensino, Poupatempo, Guarda Civil Municipal e Fórum já tenham se formado, totalizando 351 novos comunicadores, esta é a primeira vez que qualquer servidor pode se inscrever.

De acordo com o prefeito Atila Jacomussi, a intenção é atender com melhor qualidade toda a população de Mauá e incluir as minorias. “Este curso de libras oferece informações básicas para que os servidores possam estabelecer contato e atender as necessidades dos surdos. O atendimento público passará a ter mais funcionários treinados e ampliará o acesso aos serviços básicos do município”, salientou.

Atualmente há nove alunos surdos na rede de ensino pública, sendo sete na Educação Infantil e dois na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos são acompanhados pelos instrutores de libras, que auxiliam nas atividades pedagógicas e os pais surdos são acompanhados pelos tradutores intérpretes.

Mas não é apenas na área de ensino que é necessário o uso de libras. O curso básico aos servidores, que está estruturado em 90 horas de carga horária, será realizado no prédio da Secretaria de Educação às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com início nos dias 9 e 11 de abril, respectivamente. Interessados em uma das 120 vagas disponibilizadas, sendo 30 matrículas por turma, pode se inscrever a partir de 19 de março até 5 de abril, pelo telefone 4512-7700, ramal 1306.

  • Publicado: 19/03/2019 15:56
  • Alterado: 19/03/2019 15:56
  • Autor: Redação