Prefeitura de Diadema lança programa de internet sem fio gratuita em áreas da cidade
A partir de domingo (1º), cinco regiões da cidade passam a oferecer o serviço, através do sistema Diadema Conectada
- Data: 30/06/2012 01:06
- Alterado: 30/06/2012 01:06
- Autor: Maíra Brandão
- Fonte: SECOM Diadema
Crédito:
A Prefeitura de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, entrega à população novo serviço que disponibiliza conexão gratuita de internet via Wi-Fi (sem fio) em espaços públicos espalhados pelo município. O “Diadema Conectada” permite conexão gratuita de internet para quem possui aparelhos móveis como smartphones, notebooks ou tablets e deseja navegar pela rede enquanto anda pela cidade.
O serviço começa a funcionar no próximo domingo, dia 1º, a partir das 15h, na Praça da Moça, onde estará exposta uma tenda digital para que os munícipes possam conhecer e se cadastrar no “Diadema Conectada. O novo sistema disponibiliza conexão gratuita de internet Wi-Fi (sem fio) em cinco regiões da cidade e o sinal abrange um raio de 50 metros a partir do ponto de acesso.
Na região central do município, os pontos de acesso estão instalados em equipamentos próximos, de forma que a área coberta torna-se uma só e inclui a Praça da Moça, a Casa da Música, o Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, o Centro de Memória e o Centro Cultural Diadema.
Os demais pontos de acessos estão localizados no Bairro Eldorado (Centro Cultural Eldorado); Bairro Canhema (Casa do Hip Hop e Centro Cultural Canhema); Jardim Ruyce (Centro Cultural Heleny Guariba); e Bairro Piraporinha (Clube Mané Garrincha).
Investimentos – A entrega do novo serviço é resultado do trabalho realizado nos últimos anos pelos 44 técnicos de TI (Tecnologia de Informação) da Prefeitura. Foram necessários cerca de 18 meses para a elaboração do projeto de infra estrutura, 60 dias para aquisição de equipamentos e uma semana para a realização de testes do serviço.
Foram vários os investimentos para modernizar e ampliar a conexão de internet no município. Os investimentos giram em torno de R$ 400 mil, com estimativa de que outros R$ 10 mil sejam gastos mensalmente para custear as despesas. Em 2009, a cidade de Diadema possuía apenas 12 quilômetros de cabos de fibra ótica; a partir de agora, a cidade passa a ter 31 quilômetros de cabos. O objetivo é ampliar a rede para 120 quilômetros.
O sistema “Diadema Conectada” faz parte do processo de modernização administrativa dos equipamentos e serviços públicos, por meio de conexão com a internet. Os objetivos principais do serviço são democratizar o uso da internet, garantir acesso à informação e comunicação eletrônica com a população. As profissões do futuro estão sendo criadas agora e, muitas delas, estão ligadas à comunicação, informação e tecnologia.
WiFi – O sistema WiFi dispensa a utilização de cabos de rede para realizar conexão com a internet, pois ela é feita por meio de um roteador especial que capta toda a banda larga do modem e converte os dados para determinada frequência. Isso permite que o sinal seja distribuído para vários equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo.
Para que um computador ou dispositivo móvel tenha acesso à rede sem fio é necessário que ele esteja dentro do raio de ação ou área de abrangência do ponto de acesso do sinal, conhecido como hotspot.
Como utilizar – Para utilizar a rede Wi-Fi, o internauta pode se dirigir a um dos pontos de acesso e usar o equipamento compatível com a conexão sem fio (wireless) para localizar a rede “Diadema Conectada”. Depois que a conexão for efetuada, o usuário deve abrir o seu navegador padrão, como por exemplo, Internet Explorer, Firefox, Chrome ou Safári.
Ao aparecer a página de cadastro, o internauta deve clicar no link “Registre-se para ter uma conta gratuita”, preencher todos os campos do formulário, aceitar o Termo e Condições de Uso e clicar no botão “Quero me cadastrar”. Com o cadastro concluído, basta esperar uma mensagem de e-mail com a confirmação do cadastro e clicar no link para ativar a conta no “Diadema Conectada”. Depois é só utilizar a rede Wi-Fi em qualquer um dos pontos de acesso da cidade.
Para utilizar a internet sem fio novamente, o internauta deverá efetuar a conexão à rede “Diadema Conectada”, abrir o navegador, inserir o nome de usuário ou e-mail, a senha na página de login e clicar em “Conectar”. Os internautas podem aproveitar a rede “Diadema Conectada” para checar e-mails, acessar as redes sociais, realizar pesquisas em sites de busca, ler as notícias dos sites de informação etc.
Limites de acesso – Com a intenção de garantir acesso ao maior número de pessoas, o uso da rede “Diadema Conectada” terá limites de acesso. O primeiro refere-se ao tempo diário de utilização. Cada usuário poderá acessar a conexão gratuita por três horas, em um intervalo de tempo de 24 horas.
O segundo estabelece o limite de transferência de dados, que determina a utilização de 100 MB para cada usuário. Caso a conexão seja interrompida e reiniciada posteriormente, o cálculo das três horas e dos 100 MB de transferência de dados continuará a ser feito a partir do término da seção.
O diretor de TI da Prefeitura de Diadema, Paulo Fernandes, informa que os limites de utilização podem ser modificados de acordo com eventuais necessidades dos usuários e fluxo de internautas. “Avaliaremos a possibilidade de expansão de tempo e transferência de dados de acordo com o fluxo de internautas que utilizarem o sistema. Nos dias em que houver eventos especiais nos pontos de acesso, o tempo limite de uso de cada internauta poderá ser expandido, já que o número de usuários será maior”, diz Fernandes.
Cuidados na internet – Por ser uma rede compartilhada, ao se conectar a um hotspot o usuário deve tomar alguns cuidados de segurança para evitar que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais. Dentre as recomendações de segurança está a utilização de senhas que mesclem números, letras e símbolos, diminuindo a possibilidade de ela ser descoberta por outros usuários.
Antes de fornecer dados pessoais pela internet, os internautas devem se certificar de que os sites conectados são confiáveis. O mesmo cuidado deve ser tomado ao realizar compras online. Caso haja interesse em um produto vendido em sites desconhecidos, recomenda-se que se faça uma pesquisa para verificar se existem reclamações contra a empresa.
Ao utilizar a internet para acessar sua conta bancária, o usuário deve se certificar que o endereço eletrônico é mesmo do serviço bancário e observar se no rodapé da página há a figura de um cadeado e seguir as normas de segurança recomendadas pelo banco.
Outro cuidado indispensável para qualquer internauta é a atualização periódica do antivírus. É por meio desta ferramenta que equipamento e conteúdo se mantêm protegidos.
A Prefeitura de Diadema não se responsabiliza pelo uso inadequado do serviço “Diadema Conectada”, por isso, o órgão municipal não autoriza o acesso a sites de conteúdo ilegal ou restrito, inclusive os abrangidos pela Legislação vigente de Direitos Autorais ou aplicáveis aos crimes de internet. Caso alguma haja violação dessas regras ou das normas presentes no “Termo e Condições de Uso”, o acesso do infrator será suspenso e o usuário será notificado eletronicamente sobre o bloqueio ao efetuar o login.
Serviço
Diadema Conectada – Lançamento da rede de conexão gratuita de internet via Wi-Fi
Data: 1º de julho, domingo, às 18h.
Local: Praça da Moça, centro de Diadema.
Pontos de acesso
1) Complexo Praça da Moça (Centro)
• Praça da Moça (Rua Graciosa, s/n)
• Casa da Música (Av. Alda, 255)
• Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna (Rua Oriente Monti, 115)
• Centro de Memória de Diadema (Av. Alda, 255/277)
• Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300)
2) Centro Cultural Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado)
3) Centro Cultural Canhema e Casa do Hip Hop (Rua 24 de maio, 38, Canhema)
4) Centro Cultural Heleny Guariba (Rua Barão de Uruguaiana, 87, Jardim Ruyce)
5) Clube Mané Garrincha (Rua Cariris, 195 – Piraporinha)