Prefeito formaliza convênio de R$ 2 milhões para São Bernardo
Investimentos serão aplicados em pontos estratégicos e tem finalidade de diminuir acidentes com vítimas fatais
- Data: 20/12/2017 11:12
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador e do presidente do Detran-SP, Maxwell Borges de Moura, formalizou, nesta segunda-feira (18/12), convênio no valor de R$ 2.289.169,00. A ação faz parte do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2015.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem parcerias com órgão público e setor privado e tem como finalidade reduzir pela metade o número de mortes causadas por acidentes até 2020 em todo o Estado. Para obter o recurso, proveniente de multas do Detran-SP, foram promovidos estudos, durante todo ano de 2017, que são diagnosticados por meio de duas ferramentas, o Infosiga e Infomapa, que traçam os pontos com maiores índices de acidentes com vítimas.
Todo o suporte financeiro deverá ser aplicado diretamente nos locais pontuados, além de trabalhos de educação no trânsito com pedestres e motoristas. A cidade foi responsável em promover as próprias políticas públicas para esse fim.
Para o prefeito Orlando Morando, os recursos destinados para a cidade, por meio de parcerias, serão bem aceitos e bem aplicados. “Estamos trabalhando e conseguindo quitar as dívidas, mas é preciso muito mais. Qualquer investimento de infraestrutura na cidade é em beneficio dos moradores e das pessoas que freqüentam a nossa cidade. E para qualquer investimento existe um estudo para evitar desperdício de dinheiro como acontecia em outras gestões”, afirmou.
Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, os trabalhos terão inicio o mais breve possível. “Vamos apresentar o edital de licitação para os serviços serem aplicados no começo do ano.Haverá uma campanha de conscientização aos motoristas, motociclistas e pedestres, e vamos reforçar o trabalho nas escolas com a educação segura no trânsito”, disse.
O Programa – O Movimento Paulista de Segurança de Trânsito é inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa envolve a sociedade civil e tem patrocino de 12 empresas.