Mauá Saúde

Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um mês

1073 pessoas já fizeram doação no local. Cada bolsa coletada pode ajudar até quatro pacientes

  • Data: 25/04/2023 21:04
  • Alterado: 25/04/2023 21:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secom-PMM
Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um mês

Crédito:Evandro Oliveira/PMM

Nesta quarta-feira (26/04), o Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um mês de funcionamento, cumprindo seu papel essencial de salvar vidas. Até esta terça-feira (25/04) 1073 pessoas fizeram a doação. Para se ter uma ideia da importância do gesto, cada bolsa coletada pode ajudar quatro pacientes. O espaço é fruto da parceria entre a Prefeitura de Mauá e a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) e tem capacidade de atender 1,3 mil doadores por mês.

Localizado na Rua Luís Lacava, 229, no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), o Posto dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e duas de triagem. Contempla uma demanda dos moradores, que antes precisavam se deslocar para outros municípios para doar sangue. Busca também incentivar o gesto solidário, ajudando a manter o estoque na região.

O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo do Campo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do Grande ABC, entre eles o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

O horário de funcionamento do Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional. 

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e  alimentado, porém ter evitado refeições gordurosas três horas antes. 

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link:  https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/

Compartilhar:

  • Data: 25/04/2023 09:04
  • Alterado: 25/04/2023 09:04
  • Redação
  • Secom-PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados