Brasil - Mundo Tecnologia e Inovação

Porto Alegre sedia o maior festival brasileiro de robótica

Evento acontece na PUCRS, em novembro, e deve reunir cerca de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil e do exterior

  • Data: 25/10/2023 08:10
  • Alterado: 25/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Marista Brasil
robotica

Estudantes participando do Desafio dos Robôs, modalidade que desafia os participantes a construírem robôs distintos, elaborar pesquisa e projetos em cenários diversificados.

Crédito:Matheus Figueiredo

A capital gaúcha se prepara para receber, nos dias 09 e 10 de novembro, a 15ª edição do Festival Marista de Robótica (FMR): maior evento da categoria no Brasil. O encontro acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e deve reunir cerca de 2 mil estudantes brasileiros e estrangeiros, de escolas públicas e privadas. Um dos objetivos é estimular os participantes a desenvolverem projetos em diferentes áreas de tecnologia, utilizando os aprendizados da sala de aula.

O Festival também se propõe a ser um espaço de construção do conhecimento e de incentivo à criatividade, e uma oportunidade para crianças, adolescentes e jovens exercitarem o empreendedorismo e o espírito de equipe. “O evento possibilita o protagonismo juvenil, o aprendizado por projetos, o pensamento colaborativo, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, ferramentas que auxiliam o estudante por toda a vida”, ressalta Guilherme Bilhalva, coordenador do encontro.

O tema desta edição do Festival Marista de Robótica é H2O: Essência da Vida – um convite à reflexão sobre a importância da água em nossas vidas e em todo o planeta. Um alerta para a necessidade de cuidar e preservar a água, adotando práticas sustentáveis e responsáveis, e apoiando iniciativas que garantam o acesso universal à água potável e à preservação de recursos hídricos.

Diferentes modalidades e idades

Divididos em equipes, os estudantes participam da competição em uma das quatro modalidades: Cidade Laboratório, Desafio de Drones, Incubando Ideias e Desafio de Robôs. Cada atividade é desenvolvida pelos estudantes, mas com o auxílio dos educadores.

Na modalidade Cidade Laboratório participam alunos do nível 3 da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental. Nela, as equipes precisam criar soluções para as cidades a partir do tema central, levando em consideração suas aplicações e a importância para a sociedade, utilizando plataformas de cocriação de metaverso.

O Desafio de Drones, modalidade direcionada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, exige dos competidores o cumprimento de missões aéreas com temas determinados e que são realizadas em uma arena ampla, protegida por tela. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto e a melhor estratégia também são critérios para definir os vencedores.

Na modalidade Incubando Ideias participam alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A jornada empreendedora envolve equipes mistas de estudantes, em que cada grupo é desafiado a criar, projetar, documentar e compartilhar soluções que utilizam ou tenham relação com tecnologias desenvolvidas para resolução de problemas identificados no cotidiano.  

O Desafio dos Robôs também é direcionado a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e desafia os participantes a construírem robôs distintos, elaborar pesquisa e projetos em cenários diversificados. 

As equipes vencedoras, em cada modalidade, receberão troféus e medalhas por destaques em missões e o grande prêmio pela melhor performance no todo.A 15ª edição do Festival Marista de Robótica acontece no Centro de Eventos da PUCRS (Prédio 41), em Porto Alegre, e é aberta ao público, sem cobrança de ingresso. Os estudantes inscritos também participam de forma gratuita. Confira no link a programação completa do evento.

Compartilhar:

  • Data: 25/10/2023 08:10
  • Alterado: 25/10/2023 08:10
  • Redação
  • Marista Brasil









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados