Portadores de doenças reumáticas entram em alerta com o inverno
Reumatologista revela quais sintomas que se agravam no frio e como se precaver
- Data: 30/05/2023 14:05
- Alterado: 30/05/2023 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Dra. Cláudia G. Schainberg
Reumatismo
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
O termo “reumatismo” é usado para se referir as mais de 200 doenças que afetam articulações, ligamentos, esqueleto e músculos. Algumas delas são: artrite reumatoide e artrose.
Com a chegada de dias mais frios pessoas com reumatismo tendem a se preocupar, pois as dores corporais aumentam. Mas, segundo especialistas, não significa que a doença está piorando. “Este fato ocorre devido as pessoas se encolherem, deixando os vasos mais estreitos, tendões e músculos contraídos, dificultando a sua movimentação” diz a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.
As áreas mais afetadas no corpo são as mãos e pés que já tem uma temperatura baixa por si só. “Um dos meios para diminuir a dor é se agasalhando, evitando vento, tomando banhos mornos ou até mesmo quentes e realizando exercícios físicos” afirma a especialista.
Alguns casos são mais comuns nessa época do ano como: artrose, lombalgia, tendinites, bursites, artrite idiopática juvenil, osteoporose entre outras doenças. A doutora alerta que em casos de dores nas costas, febres constantes e anormalidade ou piora do estado físico o ideal é visitar o reumatologista, que irá avaliar e indicar os procedimentos corretos que devem ser seguidos.