Por Santo André – Estádio Bruno José Daniel

O estádio Bruno José Daniel, ou apenas ‘Brunão’, para os íntimos, é um dos maiores expoentes da grandeza e imponência de Santo André

  • Data: 12/04/2023 16:04
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC
Por Santo André – Estádio Bruno José Daniel

Crédito:Beto Garavello/PSA

Você está em:

Construído entre os anos de 1968 e 1969, o estádio leva em seu nome uma homenagem a Bruno José Daniel, importante figura política da cidade, que atuou por três mandatos seguidos como vereador de Santo André, assumiu o cargo de prefeito por duas vezes, foi presidente da Câmara, secretário da Fazenda e pai do também político, Celso Daniel.

O ‘Estatuto do Torcedor’ permite, atualmente, a entrada de, no máximo, 15.157 pessoas em partidas de futebol, mas, o Brunão já chegou a receber, no ano de 1983, cerca de 21.000 espectadores pagantes.

O estádio já sediou jogos do Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e, da Taça Libertadores da América, mas não para por aí. No ano de 1985, o ‘Brunão’ recebeu um show da banda Menudos, verdadeiro fenômeno mundial na época. Mais recentemente, em abril de 2020, o estádio deu mais uma prova de seu amor pela cidade, quando foi transformado em hospital de campanha durante a pandemia de COVID-19 e passou a receber pacientes infectados ou com suspeita da doença.

São inúmeras as histórias vivenciadas no estádio, dentre elas, a de Eduardo Braghirolli, popularmente conhecido como ‘Esquerdinha’. Talvez o mais famoso torcedor do Esporte Clube Santo André, Esquerdinha se recorda com carinho da inauguração do Bruno José Daniel, “Foi uma festa enorme, estava lotado. Lotou até atrás dos gols onde tem a grama. Foi uma grande festa na cidade porque estava surgindo o nosso clube”, conta.

O fanático torcedor, já assistiu a mais de mil jogos do Santo André, só de arquibancada são mais de 50 anos. Dentro de tanta devoção assim, cabe até segredos que só ele sabe sobre o Brunão. “Muita gente não sabe, mas aqui era um lago. Meu pai disputou muito campeonato de remo aqui onde é o estádio Bruno Daniel. Aqui tem até uma bica que ainda vaza água”, revela.

Seja entretendo, emocionando, ou salvando vidas, o Bruno José Daniel estará sempre presente na vida dos cidadãos andreenses, afinal ele marcou de forma eterna a história da cidade. Vida longa ao Brunão. Vida longa a Santo André!

Essa matéria faz parte de uma série especial em comemoração aos 470 anos de Santo André, pensada para exaustar a história, cultura e desenvolvimento da cidade.

Compartilhar:
1
Crédito:Beto Garavello/PSA
1
Crédito:Beto Garavello/PSA










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados