População comparece em peso a mais um Florestan Embeleza
Em dois dias de evento, cerca de 750 pessoas estiveram na sede da Fundação Florestan Fernandes e tiveram acesso gratuito a diversos serviços de beleza
- Data: 17/04/2024 19:04
- Alterado: 17/04/2024 19:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Florestan Embeleza
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
A sede da Fundação Florestan Fernandes, na Vila Conceição, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, ficou movimentada dias 16 e 17 de abril. É que a instituição recebeu nesses dias mais uma edição do Florestan Embeleza, evento no qual os alunos dos cursos profissionalizantes da instituição prestam gratuitamente à população diversos serviços de beleza. Nos dois dias, cerca de 750 pessoas estiveram no local. Os serviços oferecidos durante esta edição foram manicure, tranças, design de sobrancelhas, depilação, maquiagem, estética corporal, escova capilar e quick massagem.
Fernanda Lúcia Silva de Oliveira era uma das alunas presentes ao evento e já havia atendido gratuitamente mais de 10 pessoas com o serviço de design de sobrancelhas. “É engraçado que a gente não cansa. No final os atendidos ficam felizes, abraçam, beijam, agradecem”, afirma. A moradora frequenta os cursos da Florestan já há 10 anos e fez vários deles: auxiliar de cabelereiro, depilação e, agora, design de sobrancelhas.
“Os professores aqui são maravilhosos, a de design então, sem palavras, pessoa maravilhosa, está presente para tirar todas as dúvidas! Hoje aqui atendi pessoas sem medo, que é o mais importante de tudo. A gente já sai dos cursos muitas vezes trabalhando, e eu já trabalho na área”, afirma.
Ainda segundo a aluna, eventos como o Florestan Embeleza são uma parte essencial da formação oferecida pela entidade. “Aqui você vai exercer aquilo que aprendeu na sala de aula. Ter essa ‘mão na massa’, inclusive aprendendo como tratar o cliente, finalizar o serviço, é fundamental para não ficar apenas na teoria, que também é muito importante”, completa.
Rosilaine Aparecida Lanzoni, 55, moradora do Jardim Campanário, foi uma das pessoas beneficiadas pelos serviços de beleza oferecidos no evento, mas ela tem outra ligação com a Florestan, já tendo feito vários cursos na instituição, como de portaria, computação e recepção. “Esses serviços de beleza dão uma motivação maior pra gente, um ânimo. A gente se sente um pouco diva. Hoje em dia a gente está tão carente de uma palavra de carinho, de respeito. Aqui a pessoa entre às vezes cabisbaixa e sai com um sorriso de orelha a orelha”, relata.
A moradora aponta outra vantagem do Florestan Embeleza. “Uma escova no cabelo, por exemplo, sai na faixa de R$ 150 em salões de beleza. Durante o evento aqui já fiz massagem, cabelo e, agora, maquiagem. Tudo de graça.”
O diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, faz uma avaliação do evento, além de apontar para o futuro. “Esta edição do Florestan Embeleza teve uma procura grande. O que planejamos é, com o tempo, oferecer esses serviços em outros espaços da cidade, como a Praça da Moça. Isso é ótimo: divulga os cursos da Florestan e inclui socialmente essas famílias que não têm condição de ir em um salão de beleza, que é um serviço caro. E as pessoas saem daqui totalmente revigoradas, com a autoestima lá em cima”, pontua.