São Caetano Painel

Plenária de Saúde destaca diretrizes que serão encaminhadas para etapa macrorregional

Cerca de 100 pessoas, ajudaram a elaborar propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional

  • Data: 17/02/2023 09:02
  • Alterado: 31/08/2023 22:08
  • Autor: Gisele Lopes
  • Fonte: PMSCS
Plenária de Saúde destaca diretrizes que serão encaminhadas para etapa macrorregional

Plenária de Saúde destaca diretrizes de São Caetano que serão encaminhadas para etapa macrorregional

Crédito:Eric Romero/PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, realizaram nesta quarta-feira (15/2), no Cecape, a abertura da Plenária preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde. Cerca de 100 pessoas, entre membros da sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde, ajudaram a elaborar propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.

Os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todos. Em cada eixo temático foram debatidas propostas e cada grupo elencou diretrizes, aprovadas em plenária, que serão encaminhadas para a etapa macrorregional. Durante o evento foram eleitos os delegados para representar o município nas próximas etapas.

“É um trabalho preparatório, que inclui muita reflexão e participação de todos. Oportunidade de tentarmos fazer ajustes necessários, mostrando as dificuldades que tivemos na pandemia e outros temas. Depois de quase dois anos podemos de fato trazer reflexões e ter o testemunho das pessoas sobre o papel do SUS na vida de todos nós. Se houve um teste de resiliência, este foi a pandemia. E vemos que hoje temos um sistema que saiu fortalecido, que mostrou capilaridade e equidade. Claro que o sistema carece de uma série de ajustes e revisão do pacto federativo em períodos regulares, mas temos certeza de que o vetor da saúde pública do Brasil é o SUS”, destacou Auricchio.

“É momento oportuno para agradecer toda a colaboração com opiniões e ideias, que chegam a nós pelos Conselheiros de Saúde. As plenárias são momentos de participação popular junto aos gestores e trabalhadores que vivenciam a Saúde da nossa cidade. Oportunidade de trazer ideias, avaliar o sistema e debater melhorias”, afirmou Regina Maura.

Ao término do evento, oito diretrizes foram votadas e serão levadas para a macrorregião:

Implementar políticas de promoção de bem-estar físico e mental, associadas à orientação sobre alimentação saudável em cada um dos estágios de vida; 

Investir nas práticas integrativas e complementares (PICS), promovendo bem-estar físico, mental e social da população;

Ampliar a divulgação sobre o SUS para a sociedade civil, suas diretrizes e seus conceitos, por meio de mídias digitais, cartilhas informativas, palestras, etc;

Disponibilizar capacitação obrigatória sobre o SUS para todos os funcionários da saúde.

Revisar o modelo de financiamento da saúde pública anualmente;

Ampliar o acesso aos equipamentos estaduais de saúde, em consonância com as necessidades dos municípios;

Aumentar o incentivo financeiro nacional da Atenção Primária à Saúde;

Conscientizar a população em relação às faltas nas consultas e exames no SUS por meio de campanhas estaduais e nacionais.

Compartilhar:
1
Crédito:Eric Romero/PMSCS
1
Crédito:Eric Romero/PMSCS
1
Crédito:Eric Romero/PMSCS Plenária de Saúde destaca diretrizes de São Caetano que serão encaminhadas para etapa macrorregional










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados