ABC Empresas

Plano de trabalho do Comitê Gestor de Governança do Polo prevê participação ativa do COFIP ABC

Entre as metas que são atribuição do COFIP ABC estão a institucionalização do Polo no âmbito estadual, a implantação de plano de ações para aprimorar a comunicação do Polo com a sociedade civil

  • Data: 15/09/2023 15:09
  • Alterado: 15/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: COFIP ABC
cofip-abc

Plano de Trabalho do Comitê Gestor de Governança do Polo

Crédito:Divulgação

O plano de trabalho entregue pelo Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do ABC ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, contempla metas que são de interesse do COFIP ABC.

Composto por empresas, governo e sociedade civil, o Comitê Gestor foi criado em agosto de 2022 pelos decretos das prefeituras de Mauá e Santo André para fomentar iniciativas que privilegiem programas de saúde, segurança industrial e meio ambiente, de modo a proporcionar uma convivência harmônica entre as indústrias e os moradores do entorno do Polo.

Entre as metas que são atribuição do COFIP ABC estão a institucionalização do Polo no âmbito estadual, a implantação de plano de ações para aprimorar a comunicação do Polo com a sociedade civil e a comunidade e a criação e manutenção dos NUPDECs (Núcleo de Prevenção e Defesa Civil) nos bairros de Santo André, Mauá e Parque São Rafael, em São Paulo.

Institucionalização do Polo – Como está inserido em três municípios, é essencial que o mais antigo polo petroquímico do país e a sua Área de Influência sejam reconhecidos pelas autoridades, municipais, estaduais e federais, garantindo segurança para todos os interessados afirma Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC.

A criação do marco legal de reconhecimento do Polo está sendo pleiteada desde 2022 ao governo estadual, com apoio de organizações da sociedade civil e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). “Como parte da busca do reconhecimento legal da área do Polo, vamos também ampliar a participação efetiva do município de São Paulo no Comitê, engajando todas as cidades do entorno do Polo”, afirma Ruiz.

Comunicação – Cabe ao COFIP ABC a elaboração de estudos visando harmonizar a operação das empresas com a dinâmica dos municípios e de suas comunidades do entorno, desenvolvendo uma estratégia de comunicação mais assertiva com a comunidade, com foco nas questões de segurança, ações sociais e ambientais.

NUPDECS – O plano de trabalho do Comitê Gestor atribui ao COFIP ABC o desenvolvimento de políticas que contribuam para a diminuição dos riscos e melhora da qualidade de vida da população do entorno, por meio de planos de contingência, apoio a implantação dos NUPDECs, com exercícios simulados de evasão da comunidade, instalação de pontos de encontro e uso de brigada de emergência, projetos sociais, entre outras iniciativas.

Compartilhar:

  • Data: 15/09/2023 03:09
  • Alterado: 15/09/2023 03:09
  • Redação
  • COFIP ABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados