Pesquisadores da Unicamp lançam livro sobre Yanomami no dia 19 de abril

O livro convida o leitor a refletir sobre os significados dos Yanomami na sociedade

  • Data: 10/04/2024 10:04
  • Alterado: 10/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unicamp
Pesquisadores da Unicamp lançam livro sobre Yanomami no dia 19 de abril

Crédito:Divulgação

Você está em:

Imagens de indígenas esquálidos e doentes percorreram o Brasil e o mundo e revelaram o drama Yanomami. Cercados pelo garimpo e, negligenciados pelo governo, 570 crianças Yanomami morreram de fome e por febre amarela. Em meio a tragédia, professores e alunos da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor da Universidade Estadual de Campinas, imergiram na crise humanitária dos Yanomami.

Esse estudo resultou no livro: “POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: Sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, publicada pela Editora Pontes, que será lançado no dia 19 de abril na Unicamp, em Campinas.

Sob a coordenação da professora Graça Caldas, o livro não oferece apenas uma visão abrangente da crise humanitária enfrentada por esses povos originários, mas também convida o leitor a refletir sobre os múltiplos significados que os Yanomami evocam no imaginário popular.

“Hoje, os povos indígenas ocupam novos espaços nas cidades, nas universidades, na literatura, na política, reivindicando seus direitos na sociedade brasileira, oferecer à sociedade um pouco de sua cultura, dificuldades e sobretudo, a crise que se abateu sobre aquele povo, é essencial para colaborarmos para o socorro que é lento, aos Yanomami. “, endossa a professora.

Não por acaso, a Unicamp é um dos lugares hoje ocupado por múltiplas etnias indígenas que buscam na Universidade novos saberes e trazem, também ensinamentos ancestrais. Para comemorar os povos originários, o livro será lançado do dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas.

Durante o lançamento do livro organizado pelos jornalistas e professores Graça Caldas, Fabiano Ormaneze e Margarethe Born, e de autoria de 15 alunos do mestrado e doutorado do Labjor, será realizada uma Roda de Conversa entre organizadores, alunos autores, autores convidados e alunos-indígenas da Unicamp que deram entrevistas em diferentes capítulos. A proposta é fazer um bate-papo sobre a realidade, as conquistas e a saga dos Yanomami.

Compartilhar:

  • Data: 10/04/2024 10:04
  • Alterado:10/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unicamp









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados