PEAND completa uma década de atuação
Palestras e apresentações culturais fizeram parte das comemorações do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema
- Data: 26/06/2013 18:06
- Alterado: 26/06/2013 18:06
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
Na manhã desta quarta-feira (26/06), Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), da Secretaria de Segurança Alimentar, completou 10 anos de existência. Para celebrar a data, a Prefeitura realizou um evento de aniversário na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Vila Mulford.
Cerca de 100 convidados puderam assistir a palestras, teatro de fantoches, vídeo sobre o programa e apresentação de dança do Núcleo Educacional Santa Casa, entidade conveniada com a Prefeitura.
Para o secretário de Segurança Alimentar, Indernes Martins dos Reis Júnior, a data representa um período de constante trabalho. “O PEAND já beneficiou diretamente cerca de 80 mil pessoas. Se cada pessoa for um multiplicador em sua família, o número cresce para três vezes mais de beneficiados indiretamente em 10 anos”, explicou.
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, reforçou que a escolha por uma alimentação saudável tem importância desde a infância. “Vamos levar as apresentações do Teatro Nutrir (de fantoches) nas escolas municipais. Além disso, temos na cidade as hortas comunitárias. Isso contribui para um futuro melhor e mais saudável”.
Desde sua criação, em 2003, o PEAND leva informações e orientações sobre bons hábitos alimentares, respeitando a diversidade cultural, combatendo o desperdício e estimulando a aprendizagem sobre a alimentação saudável.
Além disso, já foram realizadas cerca de três mil atividades temáticas, entre elas oficinas de alimentação, nutrição e aproveitamento integral dos alimentos, teatro de fantoches, rodas de conversa, avaliações nutricionais, cursos de manipulação de alimentos, elaboração de materiais educativos e exposições em equipamentos como os restaurantes populares da cidade.
A nutricionista e coordenadora do programa Maria Del Carme Gonzalez Soriano contou a história do programa no município. “Quando se fala em alimentação não se pode deixar de falar de educação alimentar. É o programa a realiza por meio da informação e orientação”, garantiu.
A palestrante, nutricionista e doutora em Saúde Pública pela USP Maria Cristina Faber Boog apresentou algumas características do consumo da população como gosto, desejo e cultura, além de valores como cuidado, sustentabilidade, terra, emancipação e escuta dos problemas alimentares. “Nunca se falou tanto em segurança alimentar, porém também nunca se incentivou tanto o consumo de alimentos. Temos que refletir sobre essa contradição”, alertou.
Para a palestrante e doutora em Saúde Pública pela USP Maria Cristina Faber Boog “nunca se falou tanto em segurança alimentar como nos últimos tempos, porém também nunca se incentivou tanto o consumo de alimentos. Temos que refletir sobre essa contradição”, alertou a nutricionista que apresentou fatores que estão envolvidos com o hábito alimentar como gosto, desejo e cultura.
Estiveram presentes também representantes dos conselhos municipal, estadual e nacional de Segurança Alimentar, a primeira dama Caroline Rocha, a vice-prefeita Silvana Guarnieri, o chefe de gabinete Adler Teixeira (Kiko), o assessor especial Laércio Soares, entre outras autoridades.
CONHEÇA O PROGRAMA
O PEAND avalia o perfil nutricional de um grupo ou população por meio de coleta de dados como peso, altura, circunferência da cintura e questionário alimentar. Orienta também sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis na prevenção e controle de doenças.
Outra iniciativa são as oficinas para moradores que fornecem noções básicas sobre alimentação, nutrição e cuidados que devem ser seguidos durante a seleção, preparo e conservação dos alimentos, além de aproveitamento integral dos alimentos.
As ações desenvolvidas pelo programa ainda contemplam o público infantil com o Teatro Nutrir que, por meio de fantoches, mostra de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável.
Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema Josué de Castro (CRESAND) / Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND)
Rua Primeiro Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102 – Jardim Maria Cláudia.
Tel.: (11) 4053 3940 / 4053 3945.