Pátio Ferroviário de Paranapiacaba vai passar por restauração
Projetos executivos preveem obras de restauro, requalificação e conservação do local
- Data: 22/09/2021 15:09
- Alterado: 22/09/2021 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Brasil Restauro
A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, terá mais um espaço histórico restaurado. A empresa Brasil Restauro concluiu os projetos executivos para intervenções no Pátio Ferroviário. Durante nove meses, foram elaborados e produzidos mapas e textos, com propostas técnicas e indicações de futuras obras para requalificação e conservação das áreas das antigas estações Alto da Serra e Paranapiacaba.
O Pátio Ferroviário possui área construída de 465,86 metros quadrados e faz parte do patrimônio histórico e ambiental da Vila. “O trabalho pela recuperação de Paranapiacaba é permanente e uma das prioridades da gestão. Nosso esforço é viabilizar a revitalização de todos os espaços com relevância histórica e o Pátio Ferroviário é um dos destaques. Será uma importante obra que vai se somar a outras revitalizações realizadas na Vila, entregues pela Prefeitura, MRS e comunidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli.
O projeto, patrocinado pela MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem valor aprovado de R$ 445.570,69. “Desenvolver projetos executivos consistentes e bem estruturados é muito importante. Eles podem orientar ações do poder público e ser a base para iniciativas autossustentáveis, que gerem emprego, renda e deem novos significados às áreas preservadas ou recuperadas. O potencial turístico, por exemplo, do patrimônio histórico ferroviário é alto. É preciso organizar as formas de atuação e atingir resultados positivos para toda a comunidade local”, afirma o gerente geral de Relações Institucionais da MRS São Paulo, José Roberto Lourenço.
Segundo a arquiteta Fabiula Domingues, a conclusão dos projetos executivos é mais um passo para melhorias na região das plataformas da Torre do Relógio e da antiga Estação Alto da Serra. “Traz um olhar contemporâneo aos remanescentes da antiga estação Alto da Serra, encontrados durante os trabalhos de campo, inseridos em um novo contexto social com a implantação de uma praça. Nossa linguagem arquitetônica enaltece toda história das estações seguindo as premissas dos órgãos de preservação consonante aos anseios ilustrados pela pesquisa inédita feita com a população residente”, ressaltou Fabiula.
Os estudos e as propostas foram protocolados junto aos Conselhos de Preservação, que avaliam o material para dar parecer. A Brasil Restauro sugere a criação de uma praça no espaço antes ocupado pela estação Alto da Serra, demolida na década de 1980, com uma releitura da antiga planta de arquitetura da extinta estação. A pesquisa histórica possibilitou resgatar todos os projetos da estação original, de modo que foi possível identificar as áreas do prédio, como administração, bilheteria, sanitários e cozinha dos funcionários.
A ordenação espacial da praça foi projetada sobre a planta da antiga estação. Para fazer referência ao edifício demolido e seus volumes, foram adotados pergolados metálicos dispostos em alturas variadas, viga gabião, bancos contínuos de concreto, vãos e jardins suspensos que remetem às antigas alvenarias, janelas e portas da Estação Alto da Serra. Pequenos espelhos d’água lembram as áreas do prédio onde ficavam os banheiros e a cozinha (conhecidos em arquitetura como áreas molhadas). Há iluminação embutida no piso elevado com o objetivo de criar pequenos espaços que valorizem apresentações culturais múltiplas.
Por sua localização privilegiada, no centro de Paranapiacaba, a proposta prevê grandes gramados para que as pessoas permaneçam no local contemplando toda a Vila e a torre do relógio. Importante ressaltar que, como se trata de local com intenso trânsito de trens de carga, alertas e conscientização sobre a segurança ferroviária serão fundamentais. Espécies vegetais nativas ao bioma da Mata Atlântica foram incorporadas ao projeto de paisagismo. A beleza das flores será representada pelo Cipó de São João, cuja floração acontece no inverno, período de maior atração turística, e também pelas flores da Alamanda Amarela e do Maracujá Doce, cujos perfumes acrescentam uma experiência sensorial.
O projeto sugere ainda a instalação de espreguiçadeiras ao longo da área gramada. Serviços de alimentação, sanitários e espaço comercial poderão ser instalados em vagões de trens adaptados para estas funções. Uma biblioteca itinerante, em um vagão, também foi idealizada para emprestar livros e guardar pequenas bicicletas reversíveis para serem usadas na Vila. A adequação da bilheteria do Museu Funicular garantirá fluidez e melhor atendimento ao visitante.
Os projetos executivos para melhorias na Região do Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba têm apoio da Prefeitura de Santo André; do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André.
Entre as obras entregues em Paranapiacaba nos últimos anos estão a revitalização do Museu Castelo, da Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, da Torre do Relógio, da Estação Campo Grande e da Garagem das Locomotivas, utilizada hoje como estação do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).