Passageiros de 4 terminais da EMTU recebem ações de combate à dengue de 28/06 até 5/07
Na primeira semana, 515 passageiros foram impactados com a campanha que alertou sobre cuidados preventivos com o mosquito que também transmite zika e chikungunya
- Data: 25/06/2021 19:06
- Alterado: 25/06/2021 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Crédito:Divulgação
Quatro terminais intermunicipais gerenciados pela EMTU receberão, a partir da próxima segunda-feira (28), ações que procuram conscientizar, alertar e instruir os passageiros sobre os cuidados no combate ao Aedes aegypt, mosquito da dengue, transmissor também de duas outras doenças, a zika e a chikungunya. A programação vai até 5 de julho e é fruto de uma parceria com a ESSA – Escola Técnica de Enfermagem. Desde o dia 21 de junho, as atividades já atenderam a 515 pessoas nos terminais Jabaquara, Diadema e Piraporinha.
Estudantes e um professor da ESSA disponibilizam folhetos informativos, orientando sobre como evitar a multiplicação do mosquito e informando os sintomas e tratamentos adequados. O objetivo é conscientizar a população para não deixar caixas d’água destampadas, água limpa parada em pneus, garrafas, latas, pratos de plantas ou em qualquer outro local que favoreça a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a doença.
Outra atividade é a aferição de pressão arterial para identificar e orientar os passageiros sobre cuidados com hipertensão e diabetes, capazes de agravar casos de COVID-19.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em outubro de 2020, foram notificados 931.903 casos de dengue no país. A taxa de incidência é de 443,5 casos por 100 mil habitantes.