Partituras exibe ópera “O Sonho de Edgard – A Invenção da Rádio”
Obra integrou série de eventos comemorativos dos 100 anos da Rádio MEC
- Data: 25/12/2023 13:12
- Alterado: 25/12/2023 13:12
- Autor: Redação
- Fonte: EBC
Ópera inédita "O Sonho de Edgard - A Invenção da Rádio"
Crédito:Divulgação / TV Brasil
O Partituras especial que a TV Brasil leva ao ar nesta quarta-feira (27), às 22h30, apresenta a ópera inédita “O Sonho de Edgard – A Invenção da Rádio”. Encenado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo conta a vida de Edgar Roquette-Pinto e o nascimento da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC.
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação cultural do país. Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a emissora é gerida desde 2007 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Entrevistado por Almirante durante a encenação, Roquette revela histórias da Rádio MEC e narra sua carreira como antropólogo e defensor da rádio brasileira. A obra mostra como a MEC influenciou a sociedade carioca, seus costumes, tendências e modismos, disseminando conhecimento e cultura pelo Brasil. Na apresentação, o elenco rompe a “quarta parede”, criando uma comunicação direta com o público presente, que se identifica com as reações de uma rádio-ouvinte.
A ópera integrou a série de eventos comemorativos dos 100 anos da Rádio MEC. Realizado em setembro através de uma parceria entre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a EBC, o espetáculo tem direção de Adriano Pinheiro.
Sobre o Partituras
O programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada “grande música” com espetáculos semanais na televisão aberta. Nesta nova leva de episódios inéditos, conjuntos musicais interpretam repertórios exclusivos para a atração em ambientes de beleza arquitetônica e grande relevância histórica.
O público ainda poderá conferir um pouco mais sobre os autores e músicas executadas, e também sobre o ambiente onde se realiza o concerto. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador, que pode conhecer a trajetória dos artistas, descobrir aspectos interessantes sobre as obras e saber curiosidades da locação.
Além da janela na televisão e em plataformas digitais, o Partituras tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC. As apresentações da temporada do programa nas ondas da emissora pública podem ser acompanhadas aos domingos, ao meio-dia.
A Rádio MEC FM está na frequência 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. A programação em Brasília pode ser ouvida em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também sintoniza a emissora em Belo Horizonte no dial FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Partituras especial “O Sonho de Edgard – A Invenção da Rádio” – quarta-feira, dia 27/12, às 22h30, na TV Brasil
Partituras especial “O Sonho de Edgard – A Invenção da Rádio” – quarta-feira, dia 27/12, para quinta, dia 28/12, às 4h, na TV Brasil