Partidos pró-democracia têm vitória avassaladora em eleições de Hong Kong
A oposição pró-democracia de Hong Kong teve uma vitória avassaladora nas eleições locais de domingo (24)
- Data: 25/11/2019 14:11
- Alterado: 25/11/2019 14:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Divulgação
Um sinal de reprovação à chefe do Executivo do território semiautônomo, Carrie Lam, pela forma como lidou com a onda de protestos iniciada na cidade há quase seis meses e marcada por vários episódios de violência.
Wu Chi-wai, líder do maior partido pró-democracia de Hong Kong, disse hoje que o bloco oposicionista conquistou quase 90% dos 452 assentos disputados, garantindo o controle inédito de 17 de 18 conselhos distritais.
A eleição para o conselho distrital de Hong Kong registrou ontem comparecimento recorde. Segundo a comissão eleitoral, 71% dos 4 1 milhões de eleitores votaram. Na última eleição distrital, em 2015, apenas 47% foram às urnas. A votação ocorreu sem violência.
Os conselhos distritais são normalmente dominados por políticos pró-Pequim. Mas os candidatos pró-democracia esperam que este ano os eleitores sinalizem seu descontentamento com a China. Se elegerem a maioria das 452 cadeiras dos 18 distritos – como indicam os primeiros resultados -, os ativistas sairiam das urnas com apoio renovado.
A agitação em Hong Kong começou em junho com protestos contra uma lei que permitiria a extradição de cidadãos para a China