Parque Trianon celebra 132 anos com programação especial
A comemoração de aniversário é inteiramente gratuita e contempla rodas de conversa, oficinas, palestras, e muito mais
- Data: 02/04/2024 14:04
- Alterado: 02/04/2024 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Parque Trianon na região da Av. Paulista, em São Paulo.
Crédito:Divulgação
Os Parques da Paulista, gerido pelo Consórcio Borboletas, convida a imprensa para a comemoração dos 132 anos do Parque Trianon com uma celebração especial que tem o apoio da Cidade Matarazzo, Farah Service, Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Infegral a Vítimas (Pró Vítima), Galeria VerArte, Editora Vozes, Colégio Dante Alighieri, GCM, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, Gurpo CRIA e Asssociação Viva e Deixe Viver, Latir in the House e Marinha do Brasil, . A programação está dividida ao longo dos dias 6 e 7 de abril no Parque Trianon e na Praça Alexandre de Gusmão, com a expectativa de público em torno de 10 mil pessoas no final de semana para o evento.
A comemoração de aniversário é inteiramente gratuita e contempla rodas de conversa, oficinas, palestras, atividades infantis, distribuição de sementes na porta do Parque Trianon, trocas de livros, feira de adoção de cães e gatos, entre muitas outras.
Confira a programação completa abaixo:
6 de abril de 2024 – Sábado
9h00 – 10h30
- Cerimônia de Abertura
- Fala das autoridades convidadas
- Execução do Hino Nacional pela cantora lírica Natália Assunção Lago
- Exibição da banda e coral da GCM
- Plantio de um espécime arbóreo da Mata Atlântica
10h30 – 11h30
- Roda de Conversa: sobre a importância das áreas verdes nos centros urbanos para o atingimento do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis com Nabil Bonduki, urbanista e Fernando Penedo, especialista em ESG mediado por Ana Wernke, advogada.
- Oficina de defesa pessoal para mulheres: com Debora Lima, 5 dan em Tae Know Do Educadora Física e pós-graduada em nutrição esportiva.
- Atividades Recreativas: Grupo CRIA
11h30 – 12h30
- Palestra: A palestra abordará os direitos das vítimas de crimes e falará sobre o programa de acolhimento promovido pelo Instituto Pró-Vítima, com Celeste Leite dos Santos, presidente do Pró-Vítima e moderação de Paloma Dias, psicóloga.
- Atendimento: Ao longo de toda a tarde voluntários do Instituto pró Vítima realizarão triagem para atendimento das vítimas de crime.
13h00 – 16h00 – Oficinas e contação de histórias
- Oficina de Escultura : com a artista visual Mary Carmen Matias.
Horário: 13h00 às 13h50
Número máximo de participantes: 20 pessoas
- Oficina de Bordados: com a artista visual Gaby Alves, a oficina será repletas de cores vivas e com a temática de personalidades femininas como escritoras, bailarinas e atrizes renomadas.
Horário: 14h00 às 14h50
Número máximo de participantes: 40 pessoas
- Oficina de Fotografia: A partir de um passeio no Parque, a Oficina de Fotografia Celular visa aprimorar o olhar na busca de novos ângulos e novas perspectivas de um mesmo objeto, propiciando imagens diferentes e a transformação do nosso entorno, através de um olhar mais atento e próprio, com Rosane Medeiros, fotógrafa.
Horário: 15h00 às 15h50
Número máximo de participantes: 30 pessoas
- Contação de histórias: Asssociação Viva e Deixe Viver. Os voluntários da Viva e Deixe Viver transportarão todos para as histórias do parque, destacando sua relevância histórica e cultural, descrevendo as trilhas e espaços naturais, estátuas e monumentos significativos.
Horário: 14h00 às 16h00
7 de abril de 2024 – Domingo
10h00 -11h00
- Apresentação Cultural (TBC) com a Banda da Marinha: Apresentação da Banda da Marinha na entrada principal do parque.
- Atividades Infantis: Recreação com jogos e brincadeiras, oficina de móbile com elementos naturais e escultura de bexigas com Grupo CRIA.
- Palestra: Latir in the house, sobre veterinária anti-parasitários, a importância do adestramento e banho e tosa com responsabilidade com Groomer.
11h00 -13h00
- Roda de Conversa: com as Guardiãs da Maria da Penha, o programa visa fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas por parte do(a) autor(a) de violência ou angariar novos elementos de prova para subsidiar revisão de decisões de indeferimento de concessão das medidas protetivas por Márcia Merinho, inspetora da GCM e mediação de Paloma Dias, psicóloga.
- Criança sob a nossa guarda: O programa visa contribuir para uma construção coletiva educadora nas comunidades e do relacionamento entre a Guarda e a população escolar.
- Canil da GCM: Apresentação do canil da GCM cujas atividades assistidas por animais, com apresentação em escolas e interações entre os animais e a comunidade; e intervenções assistidas por animais em ambiente hospitalar, nas quais a prática da cinoterapia está inserida.
13h00 – 16h00
- Enriquecimento Ambiental: Demonstração de brinquedos e ideias simples para trazer o tema para atualidade. Conversas, ideias e demonstração prática de materiais recicláveis.
- Desfile de Moda Pet: Desfile de moda é para aqueles tutores descolados e seus Pets estilosos brilharem num pequeno desfile. Não haverá disputa, apenas um momento interativo com entrega de biscoitos.
- Contação de histórias: Asssociação Viva e Deixe Viver. Os voluntários da Viva e Deixe Viver transportarão todos para as histórias do parque, destacando sua relevância histórica e cultural, descrevendo as trilhas e espaços naturais, estátuas e monumentos significativos.
Horário: 14h às 16h
Informações Gerais
Data: 6 e 7 de abril
Local: Parque Trianon e Praça Alexandre de Gusmão: Avenida Paulista, s/n – Bela Vista, São Paulo – SP
Horário: das 9:00 às 17:00h
Sobre a Consórcio Borboletas
O Consórcio Borboletas, formado pelas empresas Farah Service e Cidade Matarazzo, atua sobre os Parques da Paulista desde 2021 com melhorias de segurança, manutenção e conservação. Alguns exemplos recentes são as implementações de câmeras de segurança, contratação de equipe de segurança, melhorias em vestiários, calçadas, pinturas e capacitação de funcionários, com treinamento para manejo da fauna e flora local. Os parques da Paulista têm por objetivo a manutenção de um ambiente sustentável e de conservação Ambiental na Avenida mais icônica de São Paulo tornando-os verdadeiros refúgios climáticos para a população que ali transita e frequenta.
Sobre a Cidade Matarazzo
Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna, oferecendo experiências únicas de cultura, longevidade, hospitalidade, gastronomia, moda e beleza.
A Cidade Matarazzo tem a sua essência voltada à arte, bem-estar, ancestralidade e, devido à sua grandiosidade, está sendo entregue em fases, com previsão de diversos lançamentos para 2024. O local apresenta uma nova forma criativa e consciente das pessoas verem e experimentarem o melhor e mais belo que o mundo tem a oferecer, se consolidando como um lugar para inspirar mudanças de hábitos e adotar práticas de regeneração.
Conhecido como um dos maiores projetos privados de requalificação urbana com preservação do patrimônio histórico do país, o complexo foi inaugurado oficialmente em 2022 e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.
O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel. A segunda fase conta ainda com novidades no campo da cultura, hospitalidade, inovação, moda, saúde e bem-estar, dentre as quais, o primeiro Soho House da América do Sul.
Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do Complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo. A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros.
Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações em Link