Parque da Juventude recebe celebração reggae neste domingo
Em Santo André, evento tem como objetivo valorizar o movimento rastafári, terá presença das duas equipes mais importantes de Sound System do cenário reggae, além de artesanato, comida
- Data: 01/11/2019 10:11
- Alterado: 01/11/2019 10:11
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:divulgação/PMSA
As duas principais equipes de Sound System do Brasil, a Terremoto e a Fresh Dancehall, estarão em Santo André neste domingo (3), no Parque da Juventude Ana Brandão, onde acontece a Celebração Reggae – Santo André de Múltiplos Tons, a partir das 11h.
O formato de festa Sound System surgiu na Jamaica no final da década de 40 e início dos anos 50, e é muito forte na cena reggae atual. Consiste em uma festa produzida por grandes caixas de som, por vezes empilhadas, que tocam as músicas de LPs (discos de vinil) selecionadas por DJs, que também comandam o microfone.
O som começa ao meio-dia, mas antes, a partir das 11h, haverá aula aberta de yoga experience, que é realizada ao som do reggae. Além disso, durante o evento, Felipe 3ª Visão vai produzir grafites inspirados na cultura rastafári. Haverá ainda praça de alimentação, inclusive com diversas opções de comida vegetariana, e artesanato.
“Mais do que uma festa de música reggae, esse evento tem como objetivo valorizar a filosofia rastafári, por meio da música, das artes, da produção artesanal e da comida”, destacou Thiago Yacov, do Coletivo Reggae para a Juventude, que realiza o evento em conjunto com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura.
Em vários locais do mundo, pessoas do movimento celebram a cultura rastafári em datas próximas ao dia 2 de novembro. Nessa data, em 1930, aconteceu a coroação do principal nome da cultura rastafári, o rei Haile Selassie I da Etiópia, considerado pelos membros do movimento como um representante de Jah na Terra.
“O movimento rastafári nasceu com esse rei e adeptos da filosofia celebram essa data intensamente. Por isso, Santo André, que está neste roteiro de atividades, recebe visitantes de várias outras cidades do Estado”, disse o coordenador do projeto Santo André de Múltiplos Tons, Marcelo Dorador. Cerca de 10 mil pessoas deverão passar pelo evento segundo estimativa dos organizadores.
Múltiplos Tons – O projeto Santo André de Múltiplos Tons visa dialogar e potencializar a produção existente nas manifestações e expressões artísticas e culturais presentes em Santo André. Para isso, a Secretaria de Cultura promove encontros com os diversos coletivos e planeja as ações em conjunto