Parlamento da Rússia anuncia eleição presidencial para 18 de março de 2018
O presidente do país, Vladimir Putin, declarou sua intenção de concorrer para mais um mandato de seis anos na semana passada
- Data: 15/12/2017 10:12
- Alterado: 16/08/2023 02:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Durante meses, especulou-se sobre os motivos da demora de Putin anunciar sua candidatura, agora já declarada.
O anúncio desta sexta-feira pelo parlamento estipula o início da corrida eleitoral para a próxima segunda-feira. Os candidatos, então, devem entrar com documentação para registro, processo que deve se estender até 2 de fevereiro.
Veteranos de outras corridas presidenciais – o ex-chefe comunista, Gennady Zyuganov, o ultra-nacionalista Vladimir Zhirinovsky, e o liberal Grigory Yavlinsky – declararam intenção de concorrer novamente.
Putin está no poder na Rússia desde 2000. Ele foi presidente em dois mandatos, até 2008, e agora ocupa o cargo de primeiro-ministro. Nessa posição, ele ainda comanda o país, embora Dmitry Medvedev, seu aliado, seja o presidente.
Medvedev teve o mandato estendido por seis anos e depois saiu do cargo para deixar Putin ocupá-lo novamente em 2012. Caso Putin vença novamente as eleições de 2018, ele deve permanecer no cargo até 2014, tornando-se o segundo líder a ficar por mais tempo no poder da Rússia, atrás apenas de Joseph Stalin, que governou por 30 anos.