PAM Capuava premia empresas e órgãos públicos

Evento realizado na sexta-feira, 10, na AkzoNobel celebrou a atuação dos associados que se destacaram na prevenção de acidentes e outras emergências em 2023

  • Data: 11/05/2024 09:05
  • Alterado: 11/05/2024 09:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
pam-capuava

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava com o apoio do COFIP ABC promoveu nesta sexta-feira, 10, a cerimônia de premiação de empresas e órgãos públicos que se destacaram em 2023. A premiação avalia o atendimento às atividades do PAM, como simulados de emergência, auditorias em empresas e testes de comunicação via rádio, e tem sido crucial para a melhoria contínua da segurança e prevenção de emergências e incidentes.

Realizado na unidade da AkzoNobel, em Mauá, o evento reuniu dezenas de participantes, entre brigadistas, representantes da comunidade, gestores das empresas e autoridades municipais. “Das exigências do PAM, 97% foram atendidas pelas empresas, todas merecedoras do prêmio”, afirmou o coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti.

O PAM Capuava foi incorporado ao COFIP ABC em 2015 e, desde então, os esforços na conscientização sobre saúde e segurança têm sido ampliados. O gerente-executivo do COFIP ABC, Francisco Ruiz, observou que os polos petroquímicos do mundo todo contam com esse suporte. “Aqui, por estar dentro do COFIP ABC, com as empresas associadas, o PAM tem muita força, é um dos melhores do Brasil”, destacando a importância da proximidade do PAM Capuava com o Poder Público, que possui uma estrutura forte de apoio às comunidades, o que é essencial para o trabalho de segurança e prevenção de emergências. 

PAM Capuava premia empresas e órgãos públicos
Diretor-executivo do COFIP ABC, Francisco Ruiz (Divulgação)

Além de representantes das empresas e órgãos públicos associados ao PAM, prestigiaram o evento diversas autoridades como o Prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, acompanhado de seus secretários de Mobilidade Urbana, Reinaldo Soares, e de Proteção e Defesa Civil, Sergio Moraes; a vice-presidente do Comitê Gestor de Governança do Polo Petroquímico do Grande ABC e Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Vera Scudeiro; o diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, Rene Oliveira; o representante da Defesa Civil de Santo André, Clóvis Tiago Censon; Capitão Hélio Almeida, do Corpo de Bombeiros; o representante da CETESB, João Carlos Mucciacito e moradores que integram o CCC (Conselho Comunitário Consultivo).

PAM Capuava premia empresas e órgãos públicos
Prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (Divulgação)

Durante o evento,  o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, entregou em mãos os prêmios de classificação ouro para os órgãos competentes do munícipio participantes do PAM Capuava.

O que faz o PAM?

O PAM permite que empresas em situação de emergência solicitem apoio, recebendo recursos humanos e materiais de outras empresas associadas. Com um sistema de rádio de comunicação digital que opera em canal exclusivo, disponibilizado em todas as empresas, e vias internas bem-sinalizadas, a resposta a emergências é ágil e coordenada entre as indústrias participantes.

Participantes do PAM

Participam do PAM as seguintes empresas:  Ambipar Response, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (PE 7, PP 4 e Q 3), Cabot, Chevron Oronite, Caldic, Consigaz, Copa Energia (Liquigás), Nacional Gás, Copagaz, Oxicap (Air Liquide), Indorama (Oxiteno), PMS Consultoria, Recap – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (Capuava e Mauá) e Vitopel. Também integram o PAM oito órgãos públicos: 8º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil (Mauá, Ribeirão Pires e Santo André), SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Mauá e Santo André) e Departamento de Trânsito de Mauá e Santo André.

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente, o Comitê possui 20 empresas associadas — Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copa Energia, Nacional Gás, Indorama (Oxiteno), PMS, Caldic, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel – e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse COFIP ABC.

Compartilhar:

  • Data: 11/05/2024 09:05
  • Alterado: 11/05/2024 09:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados