Paciência x cólera
Enquanto Biden fala em paciência, Trump realiza uma blitz para contestar o resultado das eleições em todos os Estados em que seu oponente tenha mais votos, alegando fraudes no processo
- Data: 06/11/2020 18:11
- Alterado: 06/11/2020 18:11
- Autor: Rejane Loureiro
- Fonte: NYT
Enquanto Biiden fala em paciência
Crédito:Getty Images
“A democracia às vezes é complicada”, disse Biden.“Às vezes também requer um pouco de paciência. Mas essa paciência foi recompensada agora por mais de 240 anos com um sistema de governança que tem sido a inveja do mundo.
”O apelo de Biden para deixar o processo se desenrolar contrastou com o de Trump, que assumiu o púlpito na sala de instruções da Casa Branca para alegar falsamente que a eleição estava crivada de fraude, como parte de uma elaborada conspiração de costa a costa pelos democratas, a mídia de notícias e o Vale do Silício para negar a ele um segundo mandato.
Biden, que conquistou o voto popular por mais de quatro milhões de votos e já ganhou 253 votos eleitorais, passou à frente de Trump na Pensilvânia por mais de 13.000 votos na tarde de sexta-feira. Se sua liderança se mantiver – e é esperado que continue -, os 20 votos eleitorais do estado o empurrariam além do limite para ganhar a eleição. Na Filadélfia, alguns apoiadores de Biden começaram a dançar na rua em frente ao centro de convenções, em frente a uma faixa que dizia “The People Have Spoken”
Na Geórgia, a liderança de Biden foi tão limitada que as autoridades estaduais disseram que uma recontagem era inevitável.
No Arizona Biden manteve sua liderança, mas sua vantagem diminuiu ligeiramente, não tanto quanto os republicanos esperavam.
Em Nevada, Biden quase dobrou sua vantagem na sexta-feira para cerca de 20.000 votos.