Outubro com criatividade

Outubro no Brasil é o mês do dia da criança, uma data um tanto consumista, baseada na venda de brinquedos, e hoje em dia até mesmo tablets e celulares, para os pequenos

  • Data: 25/10/2019 13:10
  • Alterado: 25/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria de Imprensa
Outubro com criatividade

Crédito:Divulgação

Você está em:

Enquanto isto, nos Estados Unidos que não celebram dia da criança, os pequenos se divertem muito com o Halloween. A celebração é no dia 31, mas agita todo o mês com a preparação. É uma das datas que mais estimula a criatividade e a diversão das crianças. E por isto mesmo o Halloween vem ganhando o mundo.

QUAL A ORIGEM DO HALLOWEEN MODERNO?

A comemoração da data é secular, porém a maneira divertida de como é comemorada atualmente foi popularizada a partir de 1950, a partir de um projeto beneficente da UNICEF, o “trick-or-treat for UNICEF”.

No Dia das Bruxas, como também é conhecido, as crianças podem ser quem elas quiserem, já que a temática da data permite isso com todas as possibilidades de fantasias. Isso torna o Halloween uma das datas com maior potencial para desenvolver o pensamento criativo dos pequenos.

GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS? MUITO MAIS QUE UMA BRINCADEIRA

O hábito de sair nas ruas fantasiados pedindo doces pelas casas é antigo, seus primeiros registros apontam sua origem na década de 1920. Porém sua popularidade começou a explodir a partir de 1950, quando Clyde e Mary Emma Allison, um casal americano que se dedicava a ajudar crianças, se juntaram a UNICEF e fundaram o trick-or-treat for UNICEF, uma campanha que visa arrecadar doações para crianças carentes, a partir da ideia original de pedir doces.

De acordo com Nina Marie Costa, gerente de relações públicas da UNICEF que supervisiona o projeto, “Na época foi a campanha que mais arrecadou fundos para a UNICEF desde sua fundação e atualmente é a campanha de engajamento juvenil mais antiga dos EUA, arrecadando mais de 180 milhões de dólares.”

Desde o início da campanha da UNICEF, essa tradição começou a se espalhar por todo os Estados Unidos e as crianças foram estimuladas e ensinadas que podem fazer a diferença no mundo, enquanto se divertem vestindo fantasias e pedindo seus doces.

O projeto completa 70 anos em 2020 e Costa explica o motivo de sucesso dessa campanha, “As crianças gostam de participar do trick-or-treat for UNICEF, pois o projeto faz elas se sentirem engajadas com o mundo à sua volta e empoderada, já que percebem que suas atitudes têm um impacto positivo no mundo real”. Outro ponto que ela toca é que recentemente a instituição passou a oferecer materiais educativos para professores, o trick-or-treat for UNICEF passou de 1 único dia para uma celebração de 1 mês, nesse mês oferecemos recursos para professores ensinarem em sala de aula valores filantrópicos e a importância do engajamento para ajudar crianças carentes”.

A brincadeira do trick-or-treat, ou gostosuras ou travessuras, também é benéfica para o desenvolvimento de quem participa. Estimula a criatividade, já que as crianças podem criar suas próprias fantasias e além disso, a criançada costuma sair em grupos pelas ruas, estimulando a interação social entre elas, é uma data em que se faz novas amizades e aproxima as famílias na brincadeira.

Nina Marie Costa também completa “É uma forma fácil e divertida para os pais e professores introduzirem as crianças em ações filantrópicas, ao fazer isso estão educando os pequenos a se tornarem cidadãos engajados no futuro”.

COMO PASSAR UM HALLOWEEN CRIATIVO?

As características mais marcantes do Halloween são, com certeza, as fantasias e a decoração típica da data. Essas atividades costumam reunir as famílias e estimulam o pensamento criativo da criançada que gosta de participar desses processos.

Veja abaixo 4 atividades criativas e divertidas que são recorrentes nesse feriado e podem ser feitas em casa junto com a família:

1. ESCULPIR ABÓBORAS!

Quando se pensa em objetos de decoração para Halloween, uma das primeiras ideias que vem à cabeça são as esculturas de abóbora conhecidas como ‘Jack-o’-Lantern’.

Esculpir essas abóboras é muito divertido e a criançada pode fazer junto com os pais, as crianças escolhem o desenho para o rosto e os pais fazem o trabalho de cortar a abóbora, depois uma vela vai ajudar a dar vida no olhar e sorriso amarelado da abóbora.

2. CRIAR A PRÓPRIA FANTASIA!

Está é provavelmente a favorita dos pequenos. Fantasias são fundamentais para a comemoração do Halloween e as crianças adoram poder representar seus personagens favoritos, e nada melhor do que eles fazerem sua própria fantasia, com suas peculiaridades únicas. É uma atividade ótima para o desenvolvimento criativo, pois a criança ao ver o resultado final pode se orgulhar de seu trabalho. É uma ótima oportunidade também para os pais interagirem com as crianças, ajudando a ir encontrar os elementos necessários para a fantasia e mesmo ajudando a produzir.

3. DECORAR A CASA!

Outra imagem comum dessa data são as casas e jardins decorados. É tradição os filhos ajudarem os pais a montarem um ambiente bonito e personalizado para a comemorar a data com símbolos e enfeites característicos. Bandeirolas de monstros, teias de aranha espalhadas e tudo que vier a imaginação.

4.DECORAR DOCES!

Quem disse que as gostosuras de Halloween também não podem ser saudáveis. Imagina colocar olhinhos em uma barra de cereal, fazer carinha de monstro em uma maçã, fazer biscoitos caseiros com carinhas divertidas. É só escolher uma gostosura e dar vida com olhos e outros elementos.

MAS POR QUE MONSTROS?

Já pararam pra pensar por que a criançada adora monstros? Criaturas que deveriam ser assustadoras são, na verdade, os personagens favoritos dos pequenos.

Durante toda a infância crianças são expostas a monstros, seja em livros, histórias, desenhos ou filmes infantis. Muitas vezes são retratados como monstros amigáveis e engraçados, com aparência chamativa e criativa.

Eles são figuras comuns no imaginário de quase todas as crianças. Monstros despertam curiosidade por conta da aparência peculiar e dão liberdade para a criatividade infantil, pois quando elas estão desenhando um novo monstro sabem que podem combinar diferentes objetos, animais, partes do corpo para fazer uma criatura única que seja do jeito delas.

Existe um projeto nos Estados Unidos chamado The Monster Project que busca estimular a criatividade da criançada a partir disso. Nesse projeto, artistas incentivam crianças a desenharem suas criaturas e depois transformam esse desenho em algo profissional, dando uma forma mais realista para os pequenos se impressionarem e perceberem o poder que a imaginação deles podem ter. É uma forma de estimular o imaginário deles a continuar desenvolvendo suas ideias e criações.

Desenhos e filmes infantis também costumam atribuir sentimentos humanos para os personagens, permitindo uma grande identificação entre a criança e o monstro.

Alguns Brasileiros criticam o Halloween, pois consideram que as crianças aqui acabam valorizando mais os monstros americanos do que os do folclore brasileiro, porém isso não é correto, o feriado pode ser adaptado para os moldes brasileiros, uma coisa não exclui a outra.

CONHEÇA O UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebeu da Assembleia Geral da ONU o mandato de defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial. O UNICEF é guiado pela Convenção sobre os Direitos da Criança e é o principal defensor global de meninas e meninos.

Está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

Os programas do UNICEF dependem integralmente de contribuições voluntárias. Por isso, o UNICEF trabalha para arrecadar recursos, como forma de assegurar os direitos de cada criança e cada adolescente. Todas as pessoas físicas, empresas e instituições podem contribuir com o trabalho do UNICEF no Brasil. A campanha Trick or Treat ainda não chegou por aqui, mas você pode ajudar muitas crianças contribuindo para o UNICEF.

HALLOWEEN BOX KIDS CLUB

O Box Kids Club procura desenvolver a confiança criativa das crianças com propostas de ler, ver e fazer. Nosso cérebro em geral esquece 80% do que lemos em menos de 24h, mas aprende e guarda 80% das coisas que fazemos. Todo mês um novo tema, livros, materiais e projetos para desenvolver a criatividade em modo offline e para valorizar a confiança como o ‘fui eu que fiz!

O Box Kids Club também oferece uma ótima oportunidade para os pais desviarem a atenção dos seus filhos do excesso de tablets e celulares e se envolverem com os projetos, principalmente com os mais pequenos, que ainda não estão alfabetizados, para ajudarem a ler os livros e realizar as atividades.

O BOX KIDS CLUB

Clube de Assinatura de Criatividade e Leitura para Crianças, desenvolvido com o apoio de curadores com experiência em Pedagógica, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A cada mês um novo tema, livros materiais, atividades e projetos para desenvolver a criatividade crianças.

BOX KIDS CLUB foi idealizado a partir da aspiração em desenvolver a confiança criativa. Acreditamos que essa confiança ajuda as crianças a pensarem grande e a agirem como criadores e produtores, em vez de apenas consumidores. Crianças com confiança criativa não assumem um “caminho pré-definido” para construir com blocos, pintar uma imagem ou resolver um problema. Questionam e buscam maneiras diferenciadas de caminhos e soluções!

Valorizamos projetos criativos e práticos que encorajam esse tipo de pensamento e tiram o interesse excessivo por tablets e celulares.

BOX KIDS CLUB foi criado para promover a criatividade e curiosidade natural das crianças, ajudando os pais que desejam trazer experiências enriquecedoras para seus filhos. Queremos tornar estes momentos prazerosos para as famílias passarem tempo criando, explorando e se divertindo juntos.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados